Ao longo da graduação, os acadêmicos do curso de Letras – Inglês realizam Estágios Supervisionados em escolas de educação básica de Brusque e região. O componente curricular obrigatório representa papel decisivo na formação profissional dos futuros professores, por articular teoria e prática em situações reais do mercado de trabalho.
Para compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo desse processo formativo, os acadêmicos da 8.ª fase do curso foram instigados a elaborar e apresentar um artigo científico sobre as áreas de realização do estágio, baseado em uma das temáticas identificadas durante a observação e planejamento, intervenção e orientação.
As apresentações contaram com a presença dos estudantes do curso, professores, coordenação e familiares dos acadêmicos. “O seminário de socialização dos artigos científicos representa a concretização das aprendizagens adquiridas ao longo do curso. O tema abordado foi selecionado entre uma das etapas vivenciadas no estágio e evidencia o progresso dos estudantes na relação da prática, no campo de estágio, com o amadurecimento na construção do conhecimento científico”, destaca a coordenadora do Estágio Supervisionado, professora Fabiana Boos Vásquez.
Trajetória acadêmica
Quando ingressou no curso de Licenciatura em Letras – Inglês, a acadêmica da 8.ª fase, Letícia Dressel, percebia na graduação uma oportunidade de aprimorar o segundo idioma para o trabalho. “Não imaginava me interessar tanto pela área como realmente me interessei”, revela. A estudante optou por desenvolver seu artigo totalmente em inglês e conta que a ideia foi inspirada pela apresentação do portfólio de uma dupla da outra turma do curso. “Decidi a partir dali que não poderia deixar toda a evolução que eu tive na língua inglesa durante o curso de lado, e que meu artigo final sobre o estágio seria em inglês. Durante a escrita, não tive problemas, sempre gostei de escrever e escolhi um tema com o qual me identificasse. Já para a apresentação, confesso que fiquei bastante nervosa”, comenta Letícia.
A professora e orientadora, Suy Mey Schumacher Moresco, acompanhou por dois anos o processo de estágio dos futuros licenciados em Letras – Inglês. “Os estudantes cresceram e tiveram aprendizados, como foram superando desafios e desenvolvendo conhecimento científico e metodológico”, acrescenta.
Para a coordenadora do curso, professora Rosana Paza, o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos nos diversos componentes curriculares ao longo do processo formativo, aliado às experiências vivenciadas pelos acadêmicos durante as quatro etapas do Estágio Supervisionado de Língua Inglesa do Curso de Letras – Inglês, consolidou a trajetória formativa dos futuros docentes. “Esse processo não apenas fortaleceu a articulação entre teoria e prática, mas também reafirmou a relevância do curso na formação de profissionais preparados para os desafios do ensino de língua inglesa.”