14 de junho de 2019

Acadêmicos de Pedagogia realizam Socialização do Estágio Obrigatório

As experiências foram expostas pelas estudantes da 5ª fase

Acadêmicos, professores e convidados se reuniram na noite desta quinta-feira (13), no auditório do Bloco C, do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), para acompanhar as apresentações do Estágio Curricular Obrigatório na área da Educação Infantil, das estudantes da 5ª fase do curso de Pedagogia.

O evento teve o objetivo de expor as ações desempenhadas pelas acadêmicas nas escolas onde atuaram durante o estágio supervisionado. Coordenado pela professora Ivanete Lago Groh, teve como foco principal desenvolver com as crianças do Infantil I até a Pré-escola, os planos de ensino de acordo com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com a professora, Ivanete, a BNCC foi tema das propostas pedagógicas feitas pelas acadêmicas, pois será obrigatória na formulação dos currículos a partir de 2020. O documento foi homologado em dezembro de 2017, pelo Ministério da Educação e passará, no início do próximo ano, a indicar as competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da escolaridade, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Para a coordenadora, o estágio possibilitou associar a teoria com a prática dentro dos parâmetros nacionais. “Elas puderam levar para diversas escolas de Brusque, Guabiruba e Botuverá planos de ensino direcionados para educação infantil, com apoio nas perspectivas da BNCC. Esse é mais um momento de troca e de formação para todos nós”.

A professora do Infantil III, do Centro de Educação Infantil Paquetá, Daiane Klabunde, desenvolveu com seus alunos de 4 e 5 anos, as atividades propostas durante o estágio da acadêmica Caroline Creppas Minatti. Ela que já aplica algumas diretrizes da BNCC, destacou a importância dessa experiência para a construção da profissional. “ Além de nos fazer refletir sobre as nossas práticas em sala de aula, ela nos ensinou muito também. Foi gratificante acompanhar esse desenvolvimento com os pequenos”.

Para Caroline o estágio contribuiu na escolha de qual área atuar dentro da profissão. “ Por ainda não trabalhar com pedagogia, a vivência me fez ter certeza do curso que escolhi e da carreira que quero seguir”.

As apresentações das acadêmicas foram avaliadas pela coordenadora da atividade e pelas professoras Eliane Kormann Tomazoni e Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Curso de Design de Moda da Unifebe promove Fashion Quiz – 09/03/2009

09 de março de 2009
Movie Fashion volta a ter exibição nesta quinta-feira

13 de maio de 2008