24 de novembro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Letras-Inglês participam de aula virtual com professora de universidade do Peru

Norma Alburquerque Martinez, da USIL, conversou sobre o método de ensino bilíngue.

Na noite da última sexta-feira (20), os acadêmicos de Letras-Inglês do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) vivenciaram um intercâmbio virtual. Em parceria com a Universidade Santo Inácio de Loyola (USIL), do Peru, a instituição promoveu uma aula com a professora Norma Alburquerque Martinez. Durante a aula, Norma apresentou aos acadêmicos, como a USIL busca a relação de seus alunos com o aprendizado da língua inglesa, no ensino bilíngue. A exposição ocorreu toda em inglês e foi mediada pela professora Karline Beber.

“Eles abordam o idioma por temáticas e não com material didático, e isso foi muito importante para os nossos estudantes, pois perceberam formas diferentes de ensinar inglês. Além de terem contato com uma estrangeira bilíngue, que vive em um local onde o inglês não é a língua mãe”, salienta Karline.

Para a acadêmica Raissa Boing, a troca cultural e de conhecimentos foi muito interessante. “A professora, além de demonstrar domínio do inglês, soube criar uma aula dinâmica, divertida e interativa, logo no início da apresentação, comprovando a eficácia da metodologia utilizada pela sua universidade”, complementa Raissa.

Norma também apresentou aos estudantes algumas curiosidades sobre a cultura do país e utilizou desses tópicos para trabalhar o vocabulário com os alunos do curso. “Foi um momento muito especial de experiências de ensino, pois nos inseriu no cenário universitário internacional, indo ao encontro do que prevê o projeto pedagógico do curso, promover a troca de experiências e saberes entre acadêmicos e docentes”, frisa a coordenadora de Letras-Inglês, Rosana Paza.

Para a supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, essa parceria com instituições de ensino internacionais é um diferencial da UNIFEBE. “Por meio dos intercâmbios, mesmo que virtuais, os nossos estudantes desenvolvem uma visão global de suas profissões e criam oportunidades a partir dessa troca tão rica de conhecimentos e experiências”, conclui Rafaela.

A conversa foi transmitida na modalidade Take-home.

1º Termo Aditivo ao Edital Unifebe nº20/09 – Proc. Sel. Estagiário para o NPJ

21 de julho de 2009