30 de novembro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Arthur Timm

Acadêmicos de Medicina participam de palestra sobre relação médico-paciente

Evento foi promovido pelo Comitê de Direitos Humanos e Paz da IFMSA Brazil

Acadêmicos do curso de Medicina participaram na última semana da palestra “Relação Médico-Paciente e erros evitáveis”. A ação foi promovida pelo Comitê de Direitos Humanos e Paz (SCORP), por meio da coordenação local da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina – a IFMSA Brazil UNIFEBE, e abordou a questão do direito ao atendimento médico de pessoas privadas da liberdade.

A doutora Kenia Karine de Sousa Schmitt, que é médica plantonista e atua na área de Medicina da Família, foi um das palestrantes do evento e considera importante compartilhar relatos de casos com os acadêmicos. “Se eles já tiverem uma visão ampliada da importância de um bom relacionamento do médico com o paciente, já podem ir treinando a sabedoria, a polidez e a empatia, que são valores essenciais na medicina”, sustenta.
Além dela, proferiram palestras aos estudantes o doutor Olimpierri Mallmann, advogado especializado em direito médico e conselheiro municipal de saúde de Balneário Camboriú e Aline Leal, diretora da UPA de Balneário Camboriú.

A acadêmica Marcela Bertolin Santos afirma que a palestra foi esclarecedora e impactante, sobretudo pelo conteúdo abrangedor. “Além de enriquecer o conteúdo que aprendemos nas aulas, pudemos ter uma visão do direito, da enfermagem e da medicina sobre casos e situações reais que iremos presenciar, e também a importância de adotar um comportamento mais humanizado”, comenta Marcela.

As acadêmicas do curso de Medicina da UNIFEBE Camila Almeida, Danieli Schmitt e Sofia Mallmann, são as atuais coordenadoras locais da IFMSA Brazil UNIFEBE, e foram as responsáveis pela organização do evento.

Advogados

11 de agosto de 2010
Construção do Bloco de Medicina

Construção do Bloco de Medicina