notícias colégio
Notícias
17 de dezembro de 2025
por: João Roberge
João Roberge

Acadêmicos de Pedagogia e Educação Especial publicam trabalhos em eventos

Cultura oceânica e mudanças temáticas foram os temas

Estudantes da UNIFEBE apresentaram quatro trabalhos no VI Simpósio Catarinense em Educação em Ciências (SECEC), no III Encontro Latino-Americano de Pesquisa em Educação em Química (ReLAPEQ) e no Encontro Catarinense em Educação Química (ECEQ). Os eventos foram realizados em 6, 7 e 8 de novembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de forma híbrida (presencial e online).

Os autores são da quarta fase do Curso de Pedagogia e da sétima fase do Curso de Educação Especial. Seus trabalhos foram desenvolvidos nos componentes curriculares Saberes e Práticas e Ciências: Saberes e Práticas na Educação Especial, respectivamente.

A participação foi muito enriquecedora para Sabrina Orlandi, estudante de Pedagogia e coautora do trabalho “Cultura Oceânica e Mudanças Climáticas por meio da Ludicidade: Aprendendo com o Oceano”. O objetivo foi aproximar crianças e jovens dos conceitos de cultura oceânica e das mudanças climáticas, promovendo sensibilização ambiental e o desenvolvimento da consciência crítica sobre a preservação dos oceanos e os impactos das mudanças climáticas no cotidiano.

“A proposta surgiu da compreensão de que o oceano exerce um papel fundamental na regulação do clima, na biodiversidade e na manutenção da vida no planeta, e que esses conhecimentos precisam ser trabalhados de forma acessível, significativa e contextualizada”, destaca a acadêmica. Dessa forma, a ideia é incentivar o interesse, a participação ativa e a construção do conhecimento de maneira prazerosa.

“Avaliamos essa experiência como muito positiva para nossa formação profissional, uma vez que contribuiu para o aprimoramento da comunicação científica, da prática pedagógica e da reflexão sobre metodologias inovadoras no ensino. O evento reforçou a importância do compromisso do educador com a educação ambiental e com a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e responsáveis em relação às questões socioambientais”, completa Sabrina.

Os eventos tiveram rodas de conversa, diálogos e reflexões entre professores, acadêmicos, formadores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores que buscam a melhoria da Educação em Ciências de diversas regiões do Brasil e de países latino-americanos.

Para a professora Tamily Roedel, a interação dos acadêmicos com outros professores foi um ponto valioso, contribuindo diretamente para o aprimoramento de seus currículos e para sua formação. “Além disso, a iniciativa permitiu a divulgação dos trabalhos realizados com os alunos nas áreas de oceano e clima, que são temas emergentes e de grande relevância nas atuais discussões internacionais”, relata.

Os trabalhos apresentados

Educação Especial

SOS Oceano: O Jogo da Cultura Oceânica para a Inclusão de Pessoas com Deficiência – por Lori Tânia de Oliveira Matter Soares, Clóvis Dalmolin, Regiane de Syllos Hutiel, Tatiana Roedel e Tamily Roedel

Pedagogia

Clima Extremo, Salve a Ilha: A Cultura Oceânica em Jogo – por Larissa Vitória Vinotti, Eloísa Mollulo de Souza, Bruna Fontana Vieira, Tamily Roedel

Jogo Aquazul: Ondas do Conhecimento – por Jussara Melim e Tamily Roedel

Cultura Oceânica e Mudanças Climáticas por Meio da Ludicidade: Aprendendo com o Oceano – por Scheila Esser, Nair Sens, Sabrina Karoline Dagostin Orlandi, João Pedro Dagostin e Tamily Roedel

Pedagogia curso apresenta trabalhos eventos Educação Especial

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso de Psicologia da UNIFEBE recebe palestra voltada ao clima engajamento e satisfação no mercado de trabalho
Psicologia

Curso de Psicologia da UNIFEBE recebe palestra voltada ao clima engajamento e satisfação no mercado de trabalho


26 de junho de 2025
Bolsistas têm até 11 de novembro para retirar benefício

Bolsistas têm até 11 de novembro para retirar benefício


07 de novembro de 2011
UNIFEBE cede equipamento para médicos aperfeiçoarem técnicas de intubação em pacientes com coronavírus  
Universidade Comunitária

UNIFEBE cede equipamento para médicos aperfeiçoarem técnicas de intubação em pacientes com coronavírus  


02 de abril de 2020
Skip to content