Estudantes da UNIFEBE apresentaram quatro trabalhos no VI Simpósio Catarinense em Educação em Ciências (SECEC), no III Encontro Latino-Americano de Pesquisa em Educação em Química (ReLAPEQ) e no Encontro Catarinense em Educação Química (ECEQ). Os eventos foram realizados em 6, 7 e 8 de novembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de forma híbrida (presencial e online).
Os autores são da quarta fase do Curso de Pedagogia e da sétima fase do Curso de Educação Especial. Seus trabalhos foram desenvolvidos nos componentes curriculares Saberes e Práticas e Ciências: Saberes e Práticas na Educação Especial, respectivamente.
A participação foi muito enriquecedora para Sabrina Orlandi, estudante de Pedagogia e coautora do trabalho “Cultura Oceânica e Mudanças Climáticas por meio da Ludicidade: Aprendendo com o Oceano”. O objetivo foi aproximar crianças e jovens dos conceitos de cultura oceânica e das mudanças climáticas, promovendo sensibilização ambiental e o desenvolvimento da consciência crítica sobre a preservação dos oceanos e os impactos das mudanças climáticas no cotidiano.
“A proposta surgiu da compreensão de que o oceano exerce um papel fundamental na regulação do clima, na biodiversidade e na manutenção da vida no planeta, e que esses conhecimentos precisam ser trabalhados de forma acessível, significativa e contextualizada”, destaca a acadêmica. Dessa forma, a ideia é incentivar o interesse, a participação ativa e a construção do conhecimento de maneira prazerosa.
“Avaliamos essa experiência como muito positiva para nossa formação profissional, uma vez que contribuiu para o aprimoramento da comunicação científica, da prática pedagógica e da reflexão sobre metodologias inovadoras no ensino. O evento reforçou a importância do compromisso do educador com a educação ambiental e com a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e responsáveis em relação às questões socioambientais”, completa Sabrina.
Os eventos tiveram rodas de conversa, diálogos e reflexões entre professores, acadêmicos, formadores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores que buscam a melhoria da Educação em Ciências de diversas regiões do Brasil e de países latino-americanos.
Para a professora Tamily Roedel, a interação dos acadêmicos com outros professores foi um ponto valioso, contribuindo diretamente para o aprimoramento de seus currículos e para sua formação. “Além disso, a iniciativa permitiu a divulgação dos trabalhos realizados com os alunos nas áreas de oceano e clima, que são temas emergentes e de grande relevância nas atuais discussões internacionais”, relata.
Os trabalhos apresentados
Educação Especial
SOS Oceano: O Jogo da Cultura Oceânica para a Inclusão de Pessoas com Deficiência – por Lori Tânia de Oliveira Matter Soares, Clóvis Dalmolin, Regiane de Syllos Hutiel, Tatiana Roedel e Tamily Roedel
Pedagogia
Clima Extremo, Salve a Ilha: A Cultura Oceânica em Jogo – por Larissa Vitória Vinotti, Eloísa Mollulo de Souza, Bruna Fontana Vieira, Tamily Roedel
Jogo Aquazul: Ondas do Conhecimento – por Jussara Melim e Tamily Roedel
Cultura Oceânica e Mudanças Climáticas por Meio da Ludicidade: Aprendendo com o Oceano – por Scheila Esser, Nair Sens, Sabrina Karoline Dagostin Orlandi, João Pedro Dagostin e Tamily Roedel
