notícias colégio
Notícias
13 de maio de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos de Pedagogia são recebidos em aldeia indígena, na cidade de Major Gercino

Visita alusiva ao Dia dos Povos Indígenas

As turmas de 7ª, 6ª e 4ª fase do curso de Pedagogia visitaram a aldeia Guarani Tekoá Vy’a, no município de Major Gercino, no mês de abril. A ação foi parte das celebrações do Dia dos Povos Indígenas e possibilitou a interação entre acadêmicos e moradores da aldeia.
O grupo pôde conhecer mais sobre a cultura, preservação de hábitos e histórica do povo Guarani. Entre os professores que acompanharam os acadêmicos esteve a professora Ivanete Lago Groh. Segundo ela, a atividade relacionada ao Dia dos Povos Indígenas auxiliou ainda na disseminação da importância do povo presente nas origens históricas do país e o papel das escolas em trabalhar os elementos das culturas relacionadas a esses povos.
De acordo com ela, a data serve como um momento de reflexão sobre a luta contra o preconceito aos os indígenas e pela manutenção de seus direitos. “Possibilitar aos acadêmicos vivências como essa nos permite celebrar a diversidade cultural do Brasil e de seus povos originários, além de ser um momento de reflexão para que melhorias aconteçam nos direitos desses povos e para que preconceitos sejam combatidos”, destaca.
A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, salienta a possibilidade de compreensão da realidade e aprendizado proporcionados pela atividade, parte do componente curricular Políticas Públicas e organizada pela professora Marinez Panceri Colzani.

“A relação com o conhecimento ocorre por meio da experiência, das trocas, pautada na teoria discutida em sala de aula. A visita à aldeia indígena com o propósito de conhecer a educação neste contexto, revelou aos acadêmicos o quanto o educador precisa saber e reconhecer a diversidade cultural existente e mais, o quanto os povos originários representam uma das riquezas culturais de nosso país, e que precisamos valorizar, considerar e respeitar”, descreve a coordenadora.

Ela indica a existência de legislações específicas para a educação escolar indígena e o papel dos educadores no auxílio à manutenção das identidades étnicas, valorização de línguas desses povos e suas ciências, bem como o acesso aos conhecimentos técnicos e científicos.

Experiência transformadora

O acadêmico de Pedagogia Claudionor dos Santos Garcia classifica a experiência de poder interagir com os integrantes da aldeia como uma experiência transformadora e enriquecedora.

“Desde o momento em que chegamos à aldeia, fui envolvido por uma atmosfera de acolhimento, respeito e conexão com a cultura e tradições indígenas. Ao adentrar na aldeia, pude sentir a energia e a sabedoria que emanavam daquele lugar, permeado pela presença da natureza e pela espiritualidade que envolvia cada aspecto da vida dos indígenas”, relata.

De acordo com ele, a atividade foi uma fonte valiosa de aprendizado e inspiração para ser aplicada em sala de aula e na vida cotidiana e é possível aplicar os valores nas nossas relações interpessoais, cuidado com o meio ambiente, valorização das tradições culturais e na busca por inclusão, justiça e harmonia.

Já a colega de curso Mikaela Luana de Campos, reconhece a experiência como válida para ser aplicada em sala de aula. De acordo com ela, em sua primeira visita a uma aldeia, a atuação da direção da escola interna e as peculiaridades do ensino prestado no local chamaram a atenção. “Ela faz muito mais que um trabalho de diretora, porque ela ajuda muito a aldeia, é ela que corre atrás de todas as questões burocráticas, os direitos, saúde e educação”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Apresentação de Educação Física traz saúde coletiva como tema
UNIFEBE

Apresentação de Educação Física traz saúde coletiva como tema


26 de março de 2014
Abertas as inscrições para Bolsa de Estudo Institucional

Abertas as inscrições para Bolsa de Estudo Institucional


02 de setembro de 2011
Teste gratuito de HIV poderá ser feito na UNIFEBE na quinta-feira, 7
UNIFEBE

Teste gratuito de HIV poderá ser feito na UNIFEBE na quinta-feira, 7


01 de dezembro de 2017
Skip to content