A cidade de Joinville, localizada no norte de Santa Catarina, destaca-se como um polo de desenvolvimento tecnológico no Brasil. Seu ecossistema de inovação abriga diversos centros e empresas que desempenham um papel fundamental no avanço da tecnologia e na promoção da competitividade industrial. Nesse contexto, o curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE promoveu, no dia 28 de agosto, uma visita técnica ao Ecossistema de Inovação da cidade.
Na viagem de estudos, os acadêmicos conheceram o Centro de Inovação Ágora Tech Park, a empresa AllTech Automação e Engenharia e o Instituto Senai de Inovação em Laser. “Os estudantes puderam integrar os conhecimentos teóricos adquiridos na Graduação com a realidade industrial, visualizando empresas representativas nos setores de mecânica e produção. A atividade permitiu ainda uma compreensão mais profunda das tendências atuais em automação, engenharia e tecnologia laser, as quais são áreas cruciais para o avanço da indústria 4.0 no país. Essa visita é, portanto, essencial para fomentar a inovação e integrar novos conhecimentos e práticas ao ambiente de trabalho, além de reforçar a conexão entre academia e indústria”, salienta o professor do curso, Julio Cesar Frantz.
Para facilitar a interação dos estudantes com os profissionais das empresas, os acadêmicos foram divididos em grupos e participaram de tours guiados pelas instalações. Na visita, eles observaram os processos produtivos e tecnológicos em tempo real. A colaboração entre empresas de diferentes áreas, relata o acadêmico da 8ª fase, Gabriel Lopes Fagundes, foi um dos pontos mais interessantes da atividade. “Eu já trabalho na área, sou estagiário em uma empresa aqui na região, e o que pude perceber é justamente isso, a colaboração entre os setores. Mesmo sendo de segmentos diferentes eles conseguem trabalhar em um ecossistema em que um ajuda o outro. Nesse sentido, essas visitas possibilitam visualizarmos diferentes, realidades e, realmente, compreender como muitos dos conceitos que aprendemos em sala de aula são aplicados na indústria”, comenta Gabriel.
Durante a visita, os acadêmicos conheceram as instalações e os projetos em desenvolvimento no Centro de Inovação Ágora Tech Park, com foco nas iniciativas voltadas para a indústria 4.0. Já na AllTech Automação e Engenharia, analisaram as tecnologias e soluções oferecidas pela empresa, com ênfase em automação e engenharia avançada e, por fim, exploraram as capacidades tecnológicas e os projetos de inovação em laser desenvolvidos pelo Instituto Senai de Inovação em Laser.
“Essa abordagem metodológica garantiu que a visita fosse uma extensão eficaz do aprendizado em sala de aula, contribuindo significativamente para a formação técnica e profissional dos estudantes, além de proporcionar uma visão abrangente das iniciativas e tecnologias emergentes que estão sendo desenvolvidas em nossa região”, enaltece o coordenador de Engenharia Mecânica da UNIFEBE, professor Wallace Nóbrega Lopo.