Aprender como o sistema nervoso central se comporta em pessoas com ansiedade, depressão, transtorno bipolar e até Alzheimer, é um dos conteúdos que os acadêmicos de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) aprendem logo nos primeiros semestres do curso.
É na disciplina de neuroanatomofisiologia que o estudante relaciona essas modificações cerebrais a alterações psicológicas como esquizofrenia, síndrome do pânico e outros. Para compreender melhor, os estudantes apresentaram em maquetes e em vídeos explicativos alterações causadas em pessoas com transtorno alimentar, TDAH, transtorno de Boderline, transtorno de estresse pós-traumático e outros.
Os pontos de luz nas maquetes construídas pelos próprios acadêmicos representavam as regiões cerebrais afetadas e ou estimuladas por essas alterações. “A atividade realizada propôs aos estudantes a aplicabilidade desses conhecimentos de base para a melhor compreensão das modificações desencadeadas nas alterações psicológicas e comportamentais estudadas. E o uso de metodologias ativas nesse processo facilita a maior apreensão do conhecimento”, salienta a professora da disciplina Aline Bernardes.
O grupo da acadêmica Thainara de Andrade Vieira apresentou sobre transtorno bipolar. Para ela, que estagia na prefeitura de Gaspar, o trabalho contribuiu para ampliar sua visão como profissional. “A apresentação auxiliou e muito na fixação do conteúdo expresso no decorrer do semestre, e a entender um pouco mais sobre como cada patologia se associa às funções neuronais. Falar do sistema simpático e parassimpático do nosso corpo nos faz perceber as reações que, por exemplo, uma ansiedade pode gerar no sujeito. Foi uma experiência muito bacana e rica”, complementa Thainara.
Confira as fotos das maquetes elaboradas pelos estudantes: