06 de outubro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Psicologia debatem o trabalho do Centro de Valorização da Vida na prevenção ao suicídio

Tema foi abordado com estudantes da 6ª fase na disciplina de Psicopatologia II.

Com o intuito de complementar os debates sobre suicídio e a campanha Setembro Amarelo, os acadêmicos da 6ª fase de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) realizaram um webinar sobre a atuação do Centro de Valorização da Vida (CVV). A atividade desenvolvida na disciplina de Psicopatologia II contou com a participação da neuroeducadora, psicanalista e responsável por treinamentos de voluntários e comunicação externa do CVV, Suely Riskala.

De acordo com a professora da disciplina, Andreia Martins, o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Conselho Federal de Medicina, da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Centro de Valorização da Vida, por isso, a importância de conversar com a entidade sobre a temática. “Buscamos abordar o trabalho e a atuação do CVV frente a essa realidade mundial tão silenciosa como é o suicídio, além do papel dessa organização no amparo de pessoas com comportamento suicida”, explica Andreia.

Para os acadêmicos Gustavo Eccel e Tuany Santana a conversa ampliou a perspectiva como profissionais. “No CVV as pessoas têm possibilidade de falar muitas coisas que elas não contariam nem para o próprio psicólogo, e essa questão evidenciou o quanto o trabalho de um não substitui o do outro. Com o debate aprendemos a trabalhar a empatia ao mesmo tempo que abdicamos de qualquer pré-julgamento”, salientam os estudantes.

Centro de Valorização da vida
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. Por meio da escuta, sob total sigilo, o intuito da instituição é possibilitar que as pessoas relatem suas histórias, enquanto o atendente respeita sua fala sem interromper, dar conselhos ou sugestões. O serviço conta com 4 mil voluntários, que atendem anualmente 3,5 milhões de chamados.

Unifebe Sábado na Praça

05 de novembro de 2009
Segundo Resultado do Processo Seletivo Especial Unifebe – Comunicado PROEnG nº 02/07

09 de fevereiro de 2007