notícias colégio
Notícias
06 de outubro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Psicologia debatem o trabalho do Centro de Valorização da Vida na prevenção ao suicídio

Tema foi abordado com estudantes da 6ª fase na disciplina de Psicopatologia II.

Com o intuito de complementar os debates sobre suicídio e a campanha Setembro Amarelo, os acadêmicos da 6ª fase de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) realizaram um webinar sobre a atuação do Centro de Valorização da Vida (CVV). A atividade desenvolvida na disciplina de Psicopatologia II contou com a participação da neuroeducadora, psicanalista e responsável por treinamentos de voluntários e comunicação externa do CVV, Suely Riskala.

De acordo com a professora da disciplina, Andreia Martins, o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Conselho Federal de Medicina, da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Centro de Valorização da Vida, por isso, a importância de conversar com a entidade sobre a temática. “Buscamos abordar o trabalho e a atuação do CVV frente a essa realidade mundial tão silenciosa como é o suicídio, além do papel dessa organização no amparo de pessoas com comportamento suicida”, explica Andreia.

Para os acadêmicos Gustavo Eccel e Tuany Santana a conversa ampliou a perspectiva como profissionais. “No CVV as pessoas têm possibilidade de falar muitas coisas que elas não contariam nem para o próprio psicólogo, e essa questão evidenciou o quanto o trabalho de um não substitui o do outro. Com o debate aprendemos a trabalhar a empatia ao mesmo tempo que abdicamos de qualquer pré-julgamento”, salientam os estudantes.

Centro de Valorização da vida
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. Por meio da escuta, sob total sigilo, o intuito da instituição é possibilitar que as pessoas relatem suas histórias, enquanto o atendente respeita sua fala sem interromper, dar conselhos ou sugestões. O serviço conta com 4 mil voluntários, que atendem anualmente 3,5 milhões de chamados.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Letras – Inglês aprimoram idioma em conversa com canadense
Letras/Inglês

Acadêmicos de Letras – Inglês aprimoram idioma em conversa com canadense


19 de abril de 2022
Unifebe projeta parque fabril para empresa Zucco

Unifebe projeta parque fabril para empresa Zucco


01 de novembro de 2011
Bancas do curso de Educação Física

Bancas do curso de Educação Física


22 de novembro de 2007
Skip to content