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16 de junho de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Psicologia desenvolvem atividades terapêuticas com dependentes de substâncias psicoativas

Jogos e dinâmicas foram produzidos com material reciclado e trazem benefícios aos ex-usuários.

A dependência de substâncias psicoativas é uma condição clínica que tende a promover inúmeras alterações orgânicas, fisiológicas e sociais. O consumo prolongado de uma substância psicotrópica faz com que o organismo necessite de cada vez maiores quantidades daquela substância, provocando alterações psicomotoras.

Com o intuito de desenvolver uma prática, que visa estimular o desempenho psicomotor e as habilidades sociais destes dependentes, os acadêmicos da 1ª e da 3ª fase do curso de Psicologia da UNIFEBE criaram um circuito psicomotor composto por jogos terapêuticos e materiais reciclados. As atividades para trabalhar estímulo dos domínios motor, cognitivo, emocional e afetivo, foram realizadas com os usuários do Ministério Terremoto Move Alicerces, Portas e Prisões – TMAPP, conhecida popularmente como Missões Urbanas, em Brusque.

De acordo com a professora Aline Bernardes de Souza, o uso prolongado de substâncias psicoativas tende a comprometer a coordenação motora, o ritmo, a noção de organização espaço-temporal, entre outros componentes psicomotores, dificultando as atividades funcionais e sociais do indivíduo. Algumas atividades, como os jogos, podem auxiliar de forma terapêutica. “Os alunos da 1ª fase desenvolveram as atividades com material reciclado. Já os acadêmicos da 3ª fase ficaram responsáveis por toda a questão teórica do trabalho. Todos os usuários da casa comentaram que foi muito importante essa experiência, mencionaram que se sentem desvalorizados pela sociedade. Nossa ida aumentou a autoestima deles”, comenta.

Ainda conforme a professora, todo o material, incluindo o relatório, foi entregue à Casa TMAPP, com detalhes de como esses jogos devem ser realizados e quais os benefícios. Ela diz que os alunos puderam aplicar os conceitos na prática e que foi uma experiência muito positiva para todos os acadêmicos, sendo um diferencial na sua formação profissional.

Atividades com materiais reutilizados

Em consonância com a Jornada de Curricularização da Extensão desse semestre, que utilizou a Sustentabilidade como tema central, todos os jogos e dinâmicas foram desenvolvidos com materiais reciclados, com foco na diminuição da produção de lixo e reutilização de materiais. A sucata, por exemplo, quando usada em brinquedos e jogos educativos, possui grande papel pedagógico e fornece estímulos que são capazes de desencadear uma interpretação da realidade. Antes de iniciar os jogos, os participantes passaram inclusive por aquecimento e alongamento, e no final uma atividade de relaxamento com posições e exercícios de respiração que os auxiliarão a diminuir o estresse no dia-a-dia.

Consciência nos acadêmicos

O coordenador do curso de Psicologia, professor Ademir Bernardino da Silva, ressalta a importância da atividade em desenvolver um olhar de responsabilidade e uma postura profissional nos acadêmicos. “Os conhecimentos apreendidos ao longo do curso formaram uma base para o desenvolvimento e a aplicação dos jogos realizados. Essas atividades possuem um alto valor terapêutico, uma vez que, estes indivíduos atendidos são pessoas que, além de apresentarem alterações psicomotoras, possuem um grande sentimento de desvalorização pela sociedade. Portanto, com a realização deste projeto os alunos puderam perceber como uma prática terapêutica prazerosa, baseada em jogos, pode influenciar o desempenho desta população e o quanto faz-se necessário desenvolver ações com esse público”, detalha.

Acadêmica da 3ª fase, Bianca Busching enxerga a experiência como uma oportunidade de confirmar na prática a importância e a eficácia das atividades psicomotoras e da interação social. “Percebi o quanto existe a necessidade de desenvolver e estimular essas habilidades de maneira prudente, com base científica. Práticas que parecem tão simples têm, no fundo, finalidades muito importantes. Isso reforça o papel da psicologia para a contribuição do bem-estar do indivíduo, e aumentou ainda mais minha paixão por essa área”, finaliza Bianca.

Curricularização da Extensão

Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 1ª e 3ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura interino da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante se envolve diretamente com a comunidade com ações que estão vinculadas à sua formação universitária, de modo a viabilizar um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.

As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

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