No último sábado (22), os acadêmicos da 3ª, 4ª e 5ª fases de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) socializaram os resultados das ações realizadas no primeiro semestre de 2024, durante os Estágios Básicos I, II, III.
Nesse semestre, os estudantes do Estágio Básico I foram instigados, observar crianças. Foi assim, que o grupo da acadêmica Ana Caroline Guarnieri buscou compreender como o comportamento da birra infantil está relacionado à postura dos seus cuidadores e como ele pode ser reforçado ou não pelas consequências que os cuidadores tomam. Para isso, as estudantes foram até uma praça de alimentação em Brusque e observaram crianças e cuidadores em contexto social.
O resultado da observação in loco e das pesquisas realizadas sobre o case foi compartilhado pelas acadêmicas. “A socialização foi um momento bem marcante, foi o primeiro contato com a explicação do nosso projeto de estágio. Vale ressaltar que o estágio é uma oportunidade valiosa para a nossa formação, pois é nele que conseguimos compreender e estudar o fenômeno ao todo, entender o trabalho do psicólogo e realizar projetos e intervenções”, salienta Ana.
A professora orientadora dos estágios I e III, Fernanda Germani de Oliveira Chiaratti, explica que neste semestre coube ao Estágio III trabalhar com foco na orientação profissional de jovens no Ensino Médio, desta vez realizado com os estudantes do Colégio UNIFEBE. Já os alunos do Estágio II, orientados pela professora Suellen Frainer, realizaram intervenções com a terceira idade.
As apresentações
A socialização dos resultados é o trabalho final dos estudantes que realizam o estágio. As apresentações integram o calendário acadêmico do curso semestralmente. Na pandemia, no entanto, o evento passou a ser realizado virtualmente, sendo retomado de presencialmente este ano.
“As apresentações são uma oportunidade de compartilhar o conhecimento e as experiências, além de inspirarem os demais acadêmicos que ainda vão vivenciar o estágio, para conhecerem a dinâmica, os desafios e as recompensas dessa fase da Graduação”, complementa a professora.
A prática profissional desde as primeiras fases, destaca a coordenadora do curso, professora Andréia Martins, é um dos diferenciais do curso de Psicologia da UNIFEBE. “Os estágios instigam, desafiam e possibilitam que esses estudantes apliquem os seus conhecimentos, desenvolvam um olhar mais aguçado sobre a profissão e se encontrem em determinada área. A cada semestre, nos impressionamos com a qualidade dos trabalhos e com o comprometimento dos estudantes com a realização de estágios que realmente façam diferença para eles e para o público-alvo do estudo”, conclui a coordenadora.