27 de outubro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda participam de aula com professor de universidade peruana

Atividade de internacionalização teve como principal tema os processos projetuais

Os acadêmicos da 2ª fase de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE vivenciaram uma experiência diferente neste semestre. Na disciplina de Metodologia de Projeto, eles assistiram a uma aula via on-line do professor Rafael Vivanco, do curso de Arte y diseño empresarial, da Universidad de San Ignacio de Loyola (USIL), localizada em Lima, capital do Peru. O objetivo da atividade de internacionalização foi proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar um ponto de vista internacional sobre os processos projetuais. Além disso, os alunos puderam notar que os conteúdos abordados em sala possuem aspecto internacional, considerando as práticas da profissão e que tanto o curso como universidade, estão alinhados às demandas universais.

A acadêmica Maria Eduarda Baumgartner considera que a troca de conhecimento com um profissional de outro país ampliou sua visão como estudante e a auxiliará na sua carreira. “A conversa reforçou ainda mais a importância de que para toda solução de problemas devemos ter um processo projetual definido: investigar, buscar fontes de informação, criar um conceito, e com a comunicação e design proporcionar uma experiência ao cliente e ao consumidor final”, opina.

Foram propostos seis passos para poder organizar e propor um projeto: Pesquisa, Atores, Conceito, Projeto/Design, Comunicação e Experiência. O professor Rafael revela que a conversa com os alunos teve como tema a importância de ter um processo claro e definido, atentando-se ao seu desenvolvimento para que ao fim se alcance um resultado final satisfatório. “É importante ter clareza sobre o tema do projeto, e isso geralmente está ligado ao fato de que há um problema que requer uma solução. A atividade foi bem recebida pelos alunos, que ao final fizeram perguntas relacionadas às etapas e como elas podem ser aplicadas em determinadas circunstâncias”, detalha o docente peruano.

Em contrapartida, a professora da UNIFEBE, Gabriela Lenzi, conversou por vídeo com os estudantes da USIL sobre instrumentos de pesquisa. “Abordamos um tema que os acadêmicos peruanos estão estudando com o professor Rafael. Por isso, aprofundamos a abordagem sobre Etnografia e os instrumentos etnográficos utilizados em uma pesquisa de campo, como diário de campo e entrevista em profundidade”, afirma a professora Gabriela.

Design de Moda UNIFEBE doa mais de 200 turbantes para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque
Universidade Comunitária

08 de dezembro de 2023
Aula magna marca o início do curso de Medicina