notícias colégio
Notícias
05 de setembro de 2016

Acadêmicos de Publicidade estudam linguagem teatral

Na última quarta-feira, 31 de agosto, os acadêmicos das 4ª e 6ª fases do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE deixaram o Campus Santa Terezinha e foram até o Teatro do Centro Empresarial de Brusque para assistir ao espetáculo “Ao Som dos Teares”.

A peça é livremente inspirada na obra do autor João Carlos Mosimann “Tragédia e Mistério na Villa Renaux” (Editora Insular, 2000), que narra fatos envolvendo a morte do jovem industrial Ivo José, encontrado sem vida no próprio quarto na Avenida Primeiro de Maio, no ano de 1949, em Brusque. A atividade fez parte da disciplina de Produção Audiovisual II do professor Ricardo Weschenfelder.

Longe de procurar responder às lacunas investigativas do caso, o texto se debruça em torno da subjetividade de questões não suficientemente esclarecidas, em especial, a acusação de assassinato imputada à esposa do finado, Dagmar Sylvia, bem como a reação social ao acontecimento. O festival e a oficina montagem são realizações da produtora Prisma Cultural e do Ministério da Cultura. A direção do espetáculo é do diretor Silvio José da Luz e a direção artística são de Weschenfelder. Além disso, a peça marcou a estreia do egresso de Design Gráfico Roner Lucas Becker da Luz, que interpretou Ivo.

A partir das impressões sobre o espetáculo, os acadêmicos deverão desenvolver relatório sobre como a produção audiovisual contribuiu para a dramaturgia da obra e como esse tipo de utilização pode ser transposto para produções publicitárias. Levando as produções para a sala de aula na quarta-feira, 14/09, o professor analisará as compreensões das turmas e exporá seu conceito criativo.

— Este foi meu primeiro trabalho para o teatro e, por isso, quis dividir o momento com meus alunos. Eles puderam perceber um exemplo de inserção audiovisual em uma produção ao vivo, bem diferente do que fazemos em estúdio com webséries, filmes e comerciais — comenta o professor.

— Assistir à peça foi um momento belíssimo. Perceber como se dá a direção de atores e a escolha do figurino nos faz ter uma visão mais ampliada do processo dramatúrgico. É importante termos esse tipo de experiência porque o contato com a Arte nos faz sair do contexto rígido da sala de aula. Aqui, muito além de nos debruçarmos nas teorias, pudemos vivenciar a prática. Particularmente, gostei muito de como a iluminação de palco foi usada para criar uma atmosfera diferente para os personagens. Saí da peça com várias ideias para futuros trabalhos — avalia a acadêmica da sexta fase Thais Duarte.

O acadêmico da quarta fase, Lucas Gabriel de Farias Xavier, acredita que momentos culturais engrandecem a experiência universitária.

— A peça tem grande importância histórica, e nos proporciona um enriquecimento cultural porque investiga a história do nosso município. Em relação à aula, é importante aprendermos a distinguir a melhor forma de construir linguagens autorais, utilizando nossa criatividade.  Vivenciamos um processo misto na frente de nossos olhos: como o professor Ricardo conseguiu partir da linguagem teatral e inserir a produção audiovisual – coisas que parecem tão diferentes, mas que podem se complementar — afirma.

Sinopse da peça

Em 1949, a trágica morte de um jovem industrial comoveu Brusque. O inesperado acontecimento se revestiu de interrogações nunca esclarecidas. Justiça, imprensa, polícia, família e sociedade lançaram ao fato distintas interpretações, sem, contudo, chegar a um consenso. Teria ele sido assassinado ou pôs fim à própria vida? Enquanto indícios apontavam como suspeita a esposa do finado, as lacunas investigativas conduziram a trama para um improvável desfecho.

 Texto e fotos: Divulgação
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe abre Seleção para curso de Bacharelado em Educação Física
Egresso

Unifebe abre Seleção para curso de Bacharelado em Educação Física


23 de junho de 2009
Unifebe oferece curso de extensão Vida Ativa

Unifebe oferece curso de extensão Vida Ativa


25 de fevereiro de 2009
Vida Ativa discute mudanças no comportamento social
UNIFEBE

Vida Ativa discute mudanças no comportamento social


21 de agosto de 2015
Skip to content