notícias colégio
Notícias
22 de maio de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Acadêmicos debatem Mobilidade Sustentável em workshop na Alemanha

Evento tem parceria da Universidade de Karlsruhe e da UNIFEBE

A troca de conhecimentos e experiências entre brasileiros e alemães foi mais uma vez um dos grandes diferenciais do 2º Workshop Internacional de Mobilidade Sustentável “Hands on Sustainable Mobility”, realizado em Karlsruhe, na Alemanha, entre os dias 14 a 18 de maio.

Os acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UNIFEBE participaram do evento, promovido em conjunto pela Universidade de Karlsruhe e pela UNIFEBE.

A professora Patrícia Kuwer, de Arquitetura e Urbanismo, destaca que a semana agregou conhecimentos tanto para os acadêmicos como para os professores. Segundo ela, debateu-se soluções, sistemas de infraestrutura e diferentes propostas para a mobilidade.

— O workshop foi uma oportunidade dos nossos estudantes compartilharem suas práticas em relação ao planejamento urbano e nosso curso mostrou que está antenado e num bom caminho — avalia Patrícia.

Para o professor Marcelius Aguiar, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, o evento foi extremamente importante, já que os laços entre a Universidade de Karlsruhe e a UNIFEBE se estreitaram ainda mais. Ele salienta que discutir mobilidade urbana num país como o Brasil em que impera o uso de veículos é buscar um futuro melhor.

— O uso das bicicletas e modelos de transporte alternativos faz com que tenhamos um futuro mais promissor, sustentável e inteligente — enfatiza Aguiar.

A acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Julia Hort, salienta que foi muito gratificante viver essa experiência proporcionada pela UNIFEBE.

— As atividades da semana acrescentarão na vida acadêmica e profissional. Aprendemos com os alemães, que são muito evoluídos, mas também deixemos a nossa contribuição — ressalta Julia.

Além dos acadêmicos e dos professores citados, também participaram da viagem a assessora de relações internacionais, Ana Paula Bonatelli e André Rocha Tomasi da UNIFEBE, além do funcionário da secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Valério de Moraes Kosel.

Cooperação

No dia 17 de maio foi assinado um contrato de cooperação entre o distrito de Karlsruhe e a Universidade de Karlsruhe, que estabelece essa cooperação para o projeto de mobilidade sustentável, do qual a UNIFEBE é parceira.

Durante a semana também foram realizadas apresentações dos trabalhos por ambas as universidades, que analisaram problemas relacionadas à mobilidade da cidade e apresentaram propostas de soluções.

Além disso, a equipe técnica e professores tiveram várias reuniões para estabelecer os próximos passos do projeto. Até 2020, serão realizados seis workshops entre as duas universidades, três no Brasil e três na Alemanha. O primeiro foi realizado em novembro de 2017 no campus Santa Terezinha da UNIFEBE em Brusque.

 

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Semana de Pedagogia acontece de 29 a 31 de outubro

Semana de Pedagogia acontece de 29 a 31 de outubro


26 de outubro de 2012
Estudantes da UNIFEBE podem se inscrever para participar do Desfile de Natal de Guabiruba
Universidade Comunitária

Estudantes da UNIFEBE podem se inscrever para participar do Desfile de Natal de Guabiruba


16 de novembro de 2023
Processo Seletivo de Estagiário para o Núcleo de Prática Jurídica – 19/03/2010

Processo Seletivo de Estagiário para o Núcleo de Prática Jurídica – 19/03/2010


19 de março de 2010
Skip to content