Durante as aulas da disciplina de Ginástica II do curso de Educação Física da Unifebe, o professor Adonis Marcos Lisboa lançou uma proposta aos acadêmicos da 3ª fase. Estabelecidos alguns critérios de figurino e uso de elementos da ginástica rítmica e artística, eles teriam que elaborar uma coreografia. O tema? Livre. A música? Qualquer uma, desde que fosse apenas cantada. A atividade seria uma das avaliações da disciplina.
A proposta foi abraçada pelos acadêmicos e resultou na elaboração de cinco coreografias apresentadas na noite de quarta-feira, 13 de abril, na quadra de esportes do Serviço Social da Indústria (SESI). As danças abordaram os temas: tango, lembranças de Airton Senna, velho oeste, meninos de rua e personagens do circo.
Acadêmicos, pais e familiares estiveram no local prestigiando o evento. A esposa do acadêmico Ricardo, Marilene de Amorim Knabben, assistiu a coreografia de tango apresentada pelo marido. Ao lado dos sogros e dos filhos de dois meses e seis anos, ela conta que acompanha as atividades do marido. "Ele trabalha na coordenação de esportes da prefeitura e esse tipo de atividade auxilia na profissão", diz.
De acordo com o professor responsável pela atividade, um dos objetivos é realmente preparar um profissional diferenciado. "Eles trabalham a coreografia, a música e a expressividade psicomotora. Esses elementos contribuem para a formação profissional", pontua Lisboa. "Muitos não vão trabalhar com a ginástica, mas precisam ter essa experiência na universidade, porque defendemos um currículo diferenciado para a Educação Física, que inclui luta, ginástica, jogo, artes, atividades de relaxamento e de sensibilidade corporal", complementa.
Para as acadêmicas Emanuele Immianowsky, 20 anos e Fernanda Filipiak, 18, a coreografia exigiu ensaios e dedicação. "Eu pretendo trabalhar com crianças, e esse aprendizado em ginástica será muito útil", observa Emanuele.
O coordenador do curso, João Derli de Souza Santos, também esteve no evento. Segundo ele, as equipes mostraram um ritmo muito bom. "Houve empenho dos grupos e isso vai refletir na formação deles".
Mais fotos sobre o evento podem ser vistas na galeria de imagens do site.
Texto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social