23 de setembro de 2010

Acadêmicos e comunidade debatem internacionalização na economia

A XIII Semana de Administração e II Semana de Tecnologia em Logística começaram com o pé direito. Acadêmicos e comunidade lotaram o Anfiteatro da Unifebe, na noite de quarta-feira, 22, para acompanhar a primeira noite do evento, que através de uma Mesa Redonda abordou o tema "Internacionalização e seus reflexos na economia regional: realidade, oportunidades e tendências".
O evento foi organizado por uma comissão formada por cerca de 20 estudantes dos dois cursos da Unifebe – Centro Universitário de Brusque. "Temos bastante apoio da Instituição, mas tudo parte dos acadêmicos, inclusive a busca por patrocínios e o desenvolvimento do material de divulgação. Hoje (quarta-feira) teve aluno trabalhando aqui desde cedo", contou o presidente da comissão organizadora, Cesar Augusto Ribeiro de Melo.
De acordo com ele, a ideia da Semana é interar quem já está no mercado com quem vai entrar – os acadêmicos. Por isso, a escolha dos temas tratados nos três dias de evento é importante. "Fazemos reuniões periódicas entre os líderes de classe dos cursos para discutir os temas que poderiam ser abordados, bem como o que deve ser revisto, com base nas edições anteriores", explicou. "A questão de importação e exportação tratada esta noite é um tema muito atual, que desperta a curiosidade dos alunos", concluiu Melo.
Participaram da Mesa Redonda a Coordenadora de importação e exportação da Vetor Automotivos, representando o Núcleo de Comex da ACIBr, Helane Cristina Jaraczeski; o diretor da MC Logística e Despachos Aduaneiros Ltda, Daywson Meirinho; o gerente geral comercial da Multilog, Alexandre Heitmann; o gerente comercial da ES Logística, Lisandro Bueno e o diretor da BlueTrade Importação e Exportação Ltda, Luciano Deischl.
Os trabalhos foram mediados pela professora Tacla Moraima de Fátima Medeiros, que inicialmente deixou que os convidados falassem de suas experiências profissionais e das entidades e empresas que representam.

Na plateia
Márcia A. Machado, 39 anos, foi uma das pessoas que acompanhou o evento. Formada em Ciências Contábeis atualmente ela cursa pós-graduação em Gestão Financeira e Investimentos Corporativos. Para ela, eventos como a Semana de Administração e Logística são importantes. "Todos temos objetivos na vida e para alcançá-los precisamos estar atualizados", frisou ela, que pretende acompanhar também a última noite do evento.
A aluna do quinto período de Logística, Michele de Pinho, 21 anos, concorda. Para ela, a Semana também contribui para que a profissão que pretende seguir seja difundida em Brusque. "O curso de Logística é novo na cidade e as pessoas ainda não conhecem", justificou.

Abertura
Durante a abertura do evento o Coordenador do Curso de Tecnologia em Logística, Júlio Cesar Leão, falou ao público sobre o tema da Semana deste ano. "O tema central do evento – empreendedorismo – nos remete a pessoas que têm uma visão em perspectiva, não só da sua empresa, mas de toda a sociedade. Acreditamos que com este tema muitas ideias surgirão", ressaltou.
Logo após, o coordenador do Curso de Administração, Günther Lother Pertschy, falou do orgulho de participar do evento, que para ele pode ser considerado um exemplo da capacidade empreendedora dos acadêmicos da instituição. "Nesta edição já podemos afirmar que a parceria com o curso de Logística provou ser um sucesso, pois une experiência com a vontade de realizar o melhor evento do gênero em Brusque", afirmou.
O vice-reitor da Unifebe, Antônio Carlos Schlindwein, justificou a ausência da reitora da Unifebe, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, por problemas de saúde na família. Ele também agradeceu a presença de todos. "É com muita satisfação e alegria que iniciamos esta Semana e parabenizamos pela escolha do tema central, que traz uma grande oportunidade de envolvimento dos nossos estudantes com empresas de Brusque e região", declarou.
Também compuseram a mesa o pró-reitor de ensino de graduação, Claudemir Aparecido Lopes, o presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE da Unifebe, Maicon César Crispim, presidente do Centro Acadêmico de Administração, César Augusto Ribeiro de Melo e a presidente do Centro Acadêmico de Tecnologia em Logística, Luciana Gorges.

Confira a programação do segundo e terceiro dia de evento:

Dia 23 (quinta-feira)
Às 19h – Mesa Redonda, intitulada "Jovens empreendedores: realidade, oportunidades e tendências", com a participação de jovens empreendedores da região.
– Apresentação cultural do Coro da Unifebe, a partir das 18h45

Dia 24 (sexta-feira)
Às 9h – Palestra sobre o case Bilu: Uma fórmula de sucesso, com o professor Antônio Claudio Gonçalves
Às 19h – Palestra "Habilidades e características do empreendedor de sucesso face à realidade atual, às oportunidades e tendências de mercado", ministrada por um representante da Dimensão Empresarial.
Apresentação cultural: Teatro com acadêmicos do curso de Pedagogia

Serviço:
O que? Semana de Administração e Logística da Unifebe
Quando? De 22 a 24 de setembro
Onde? No anfiteatro da Unifebe
Que horas? Às 19h iniciam os debates e mesas redondas. Às 18h45 acontecem apresentações culturais
Quanto custa? Gratuito
Quem pode participar? Acadêmicos e comunidade em geral

Semana de Administração e Logística

Texto: Thayse Helena Machado