notícias colégio
Notícias
16 de outubro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos e professores da UNIFEBE participam de Semana da Inclusão em escola brusquense

Atividades contaram com atividades dos cursos de Educação Especial e Educação Física

Com o tema Diversidade, Respeito às diferenças e Libras, professores e acadêmicos do curso de Educação Especial da UNIFEBE organizaram uma palestra que integrou a Semana da Inclusão na Escola de Educação Básica Padre Lux. O curso de Educação física também participou da programação com atividades de recreação.

As atividades foram desenvolvidas no último dia 26 de setembro, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 do mesmo mês. A programação completa contou com atividades entre os dias 25 e 29.

De acordo com a coordenadora do curso de Educação Especial, professora Raquel Maria Cardoso Pedroso, a participação foi uma forma importante para a aproximação com o ambiente escolar e com eventos promovidos pelo Ambiente Educacional Especializado. Segundo ela, atividades semelhantes buscam sensibilizar a comunidade escolar para a inclusão e respeito à diversidade.

“A sociedade está em constante transformação. Essas mudanças são promovidas tanto pela facilitação do acesso ao conhecimento e a evolução tecnológica quanto pela mudança de comportamento e conquistas de lutas por direitos de grupos historicamente excluídos. Entre outras minorias, as pessoas com deficiência fazem parte desses grupos. Eventos como a Semana de Inclusão são momentos que promovem a reflexão de crianças e jovens sobre esses temas. Isso ajuda a construção de valores fundamentais, como o respeito e a tolerância, que ajudam na quebra da barreira do preconceito”, descreve a professora.

Ela compôs a equipe que representou o curso na atividade com a professora Ana Paula Santos Siqueira e as acadêmicas Élen Ribeiro Gustavo e Melissa Francielle de Limas. A atividade contou ainda com a participação de professoras da própria escola.

Estímulo à inclusão
A professora Ana Paula Santos Siqueira classifica a experiência proporcionada pela semana como enriquecedora e gratificante. Segundo ela, a expectativa é que a iniciativa tenha inspirado o respeito à diversidade. “Ter a oportunidade de compartilhar reflexões sobre respeito com os alunos foi um privilégio. Foi possível perceber que estavam receptivos diante das ideias apresentadas e isso me deixou otimista em relação ao potencial de transformação que a educação pode trazer”, afirma.

A descrição é semelhante à do acadêmico da Educação Física, Vinicius Alves. Acompanhado do professor André Braz, eles desenvolveram atividades de recreação e conscientização. O professor apresentou a legislação vinculada à pessoa com deficiência e inclusão, enquanto o acadêmico trabalhou atividades lúdicas de inclusão como pega-pega vendado, atividades de movimento tátil, assim como orientações sobre a experiência.

“É muito importante que na realização de atividades voltadas para a inclusão, a onde a pessoa com deficiência possa ter o direito de participar de qualquer atividade e ter seu espaço na sociedade”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Reitora da UNIFEBE acompanha assinatura da Lei que cria o Programa Universidade Gratuita em Santa Catarina
Universidade Comunitária

Reitora da UNIFEBE acompanha assinatura da Lei que cria o Programa Universidade Gratuita em Santa Catarina


02 de agosto de 2023
Ação na Praça mostra importância da alimentação saudável

Ação na Praça mostra importância da alimentação saudável


23 de maio de 2011
Iniciam as aulas para calouros e veteranos da Unifebe

Iniciam as aulas para calouros e veteranos da Unifebe


10 de fevereiro de 2010
Skip to content