24 de outubro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Projeto estimula a elaboração de currículos entre estudantes do Colégio UNIFEBE

Iniciativa também contou com orientações sobre linguagem e adaptação do documento para as diferentes áreas profissionais

As principais características relacionadas à elaboração de currículos profissionais foram o foco de um projeto desenvolvido com estudantes do Colégio UNIFEBE. Em parceria com acadêmicos do curso de Psicologia, a iniciativa também prestou orientações sobre como destacar as habilidades e competências na formatação do documento, assim como a linguagem correta e especificidade das diferentes atividades.

O projeto foi desenvolvido pela professora Luzia Meurer e teve o 3º Ano como foco. Segundo a professora a preparação auxilia os estudantes a desenvolver suas qualidades, conquistas e experiências, além de corresponder a um fator importante na competitividade e empregabilidade.

A professora também destaca o reflexo da atividade na tomada de decisões e preparação para outras etapas da trajetória dos futuros profissionais. “O desenvolvimento desse tipo de projeto com os estudantes do ensino médio é fundamental por diversas razões. Primeiramente, essa orientação prepara os jovens para o mundo real, ajudando-os a adquirir habilidades cruciais de comunicação escrita, organização e autoconhecimento, que são valiosas ao longo da vida”, descreve.

Entre os estudantes que participaram do projeto, Maria Luiza Tomazoni destaca o amadurecimento proporcionado pela iniciativa em uma etapa da vida em que há demanda por mais segurança nas escolhas. “Com o projeto da professora Luzia pude descobrir quais áreas que me destaco e outras que não tenho muita afinidade. Pude avaliar minha escolha profissional, e felizmente com o teste vocacional, vi que escolhi um curso que se alinha positivamente com meus resultados”.

Experiência
Com alunos já atuantes ou iniciando no mercado do trabalho, diferentes ações recebem o apoio do Serviço de Orientação Psicológica e Educacional. O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, afirma que as diferentes ações desenvolvidas ao longo do ensino médio visam à preparação dos alunos para esses primeiros contatos com o mundo profissional.

“O Colégio dá um norte e auxilia os alunos nesse momento difícil, de escolha, meio conturbado na vida do jovem. Então, realizamos ações como esta, ajudam que esta etapa da vida, do percurso de formação deles seja mais fácil”, descreve.

A acadêmica do curso de Psicologia da UNIFEBE, Milena Hostins, participou da atividade e destaca a dedicação dos alunos no projeto. Segundo ela, o retorno, troca de experiências e possibilidade de aprendizagem foram destaques do projeto. “Por meio de vivências como essas que eu fico empolgada em compartilhar conhecimento e principalmente contribuir com o desenvolvimento das pessoas”, relata.

Programação virtual marcará Semana Acadêmica do curso de Direito
Direito