31 de agosto de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Acadêmicos revitalizam espaços em escolas de Brusque

Divulgada a equipe vencedora do Projeto EXECUTA, de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, em parceria com a Prefeitura

Um projeto que deixa marcas na comunidade. Assim pode ser definido o EXECUTA, competição interdisciplinar do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, com finalidade social e prática, que neste semestre promoveu melhorias em cinco Centros de Educação Infantil (CEI) de Brusque.

Durante duas semanas, os acadêmicos divididos em cinco grupos desenvolveram o projeto, sendo que por meio de votação popular no Facebook da UNIFEBE o trabalho do Grupo C foi eleito como o melhor. A premiação da equipe vencedora foi realizada na noite da quinta-feira, 30 de agosto, no auditório do Bloco C da Instituição.

A equipe vencedora realizou a revitalização no CEI Emília Floriani de Oliveira. Para acadêmica da 8ª fase, Gabrielle do Prado, o resultado lhe deixou muito feliz. Ela conta que no início o grupo teve algumas dificuldades, mas que a partir do momento que começou a executar o projeto, a atividade ficou mais fácil e prazerosa.

— Foi uma experiência maravilhosa, principalmente por realizar um projeto para as crianças. Vê-las brincando em algo construído por nós teve um valor especial — relata.

O coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Marcelius Oliveira de Aguiar, destaca que o EXECUTA foi muito gratificante. Segundo ele, é o momento em que a UNIFEBE devolve para a comunidade o conhecimento produzido na Instituição.

— É um projeto que transcende a sala de aula. É fantástico, e certamente não chegaríamos ao resultado conquistado se não fosse o empenho e dedicação dos alunos — ressalta.

A secretária de Educação de Brusque, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, enfatiza que a parceria entre o poder público municipal e a UNIFEBE traz resultados para a sociedade. Ela evidencia que para os CEIs foi a oportunidade de repaginar os seus espaços e deixar o local mais bonito para as crianças, profissionais e pais.

— O que levamos desta experiência é o desejo que ela se repita, foi bastante produtivo. Juntos somos mais fortes, pois unindo a expertise e know-how das diversas entidades promovemos melhorias de qualidade para a educação — observa.

O projeto

O EXECUTA consiste em um workshop com duas semanas de duração, onde todos os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, de 1ª a 10ª fase, se dividem em equipes para competir em um exercício de arquitetura, com finalidade social e prática.

Neste semestre os alunos desenvolveram projetos em escolas. O objetivo era que criassem propostas para um ambiente interno (refeitório) com uso de pintura em paredes e melhorias para um ambiente externo (parquinho) com uso de materiais diversos. Os materiais e equipamentos básicos para a execução das atividades foram fornecidos pela Prefeitura de Brusque.

O curso de Design Gráfico da UNIFEBE colaborou com o EXECUTA, produzindo os vídeos dos projetos. Os trabalhos foram escolhidos pela comunidade por meio de votação na página do Facebook da Instituição.

Classificação das equipes

1º lugar: Grupo C – 2.018