26 de abril de 2017

Acadêmicos visitam empresa de Logística Reversa

Para relacionar a teoria vista em sala de aula, com a prática e verificar o que é possível fazer com os Resíduos de Construção e Demolição (RCD), os acadêmicos da 8ª fase de Engenharia Civil da UNIFEBE visitaram a empresa Vitaciclo Logística Reversa em Gaspar.

A atividade foi acompanhada na disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos, ministrada pela professora Tamily Roedel.

— Os acadêmicos puderam acompanhar o processo da empresa, que envolve a recepção do resíduo, triagem e britagem. Materiais que são recicláveis como papel, metal, vidro e plástico são separados e destinados para outras empresas. A madeira é processada, transformando-se em “cavaco”, material usado na indústria. Concreto, cimento, tijolo e cerâmica se transformam em brita O, brita 1, brita 2 e expurgo, no processo de britagem — explica a professora.

Vitaciclo

A empresa iniciou suas atividades em 2008, e surgiu com o intuito de resolver o descarte irregular de resíduos da construção civil (RCC).

Oferece o serviço de logística reversa, viabilizando a coleta e o reaproveitamento de resíduos sólidos, dando um novo destino para o ciclo produtivo.

— O setor da construção civil é um dos que mais produzem resíduos sólidos, e infelizmente muitos destes resíduos acabam em terrenos baldios ou em aterros sanitários sem uma separação prévia dos materiais. A própria Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12305/2010 e a Resolução do CONAMA nº307/2002, exigem que as empresas que atuam neste setor, evitem destinar os RCD para aterros, e deem um uso mais sustentável, fazendo o reaproveitamento e a reciclagem — conta Tamily.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues | jornalista@unifebe.edu.br
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Cadastro para transporte universitário já pode ser feito