notícias colégio
Notícias
06 de maio de 2009

Acafe é homenageada por seus 35 anos no parlamento catarinense

A Acafe – Associação Catarinense das Fundações Educacionais, da qual a Unifebe – Centro Universitário de Brusque integra, foi homenageada pela passagem dos seus 35 anos na noite de terça-feira, dia 5, na Assembléia Legislativa. Proposta pela Mesa e aprovada pelos 40 deputados estaduais, o evento teve a presença de parlamentares e autoridades da área da educação, entre elas a reitora da Instituição, professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli.

O presidente da Casa, deputado Jorginho Mello (PSDB), iniciou a solenidade fazendo uma breve reflexão da trajetória do ensino superior no Brasil e em Santa Catarina. Ele relacionou o progresso com a implantação das instituições educacionais, citou as precursoras no ramo e apresentou números apontados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) do último senso de 2007. De acordo com a estatística, existem hoje no país 2.281 instituições de ensino superior, 23.488 cursos e aproximadamente 4,9 milhões de estudantes. No estado, a Acafe congrega 15 instituições, sendo 11 universidades e quatro centros universitários, 130 mil alunos matriculados na graduação e 20 mil em cursos e programas de pós-graduação.

Jorginho Mello continuou mostrando a realidade do território catarinense, ressaltando a importância que a Acafe representou ao longo da história e ainda representa nos dias atuais. "Ao longo desses anos, a união, mais do que a força, trouxe o progresso ao nosso estado. Esses 35 anos de trabalho, esforço e crescimento são motivos de orgulho para todos nós", disse ele, justificando a iniciativa. O presidente concluiu afirmando que o Legislativo continuará comprometido com a instituição no fortalecimento da educação catarinense.

Em nome dos parlamentares, o professor e deputado Pedro Uczai (PT) também reconheceu os anos de história da Acafe que, segundo ele, está misturada com a história de cada região e de cada indivíduo. "O sistema Acafe é feito de homens e mulheres com nomes e endereços. A homenagem de hoje é para pessoas concretas que construíram histórias, transformaram regiões e a si mesmos".

Representando o governador, o secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, pontuou as características do sistema no que diz respeito às bases de sustentação acadêmica, de produção intelectual e de ações de políticas educacionais, classificadas como "fortes, consolidadas e comprovadamente eficientes". Bauer concluiu: "Como ex-aluno, digo que devemos muito a esses mestres, aos doutores e a todos os dirigentes do sistema".

O presidente da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp, lembrou a história, os desafios e as conquistas das Instituições de ensino superior. Ele também enfocou o compromisso com a comunidade, com o conhecimento, com a qualificação do ensino e com a situação econômica da sociedade. "Agradeço a todos pelo trabalho abnegado e inovador que nos permite esta comemoração dos 35 anos de fundação".

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Estilista italiano demonstra técnica de Moulage aos acadêmicos de Design de Moda
Internacionalização

Estilista italiano demonstra técnica de Moulage aos acadêmicos de Design de Moda


11 de abril de 2018
UNIFEBE e Observatório Social de Brusque conversam sobre parceria
UNIFEBE

UNIFEBE e Observatório Social de Brusque conversam sobre parceria


14 de abril de 2016
Proppex e SOAE realizam atendimento em novo horário

Proppex e SOAE realizam atendimento em novo horário


22 de março de 2010
Skip to content