27 de junho de 2015

Agência Gelatina vence primeira Batalha de Agências de PP

Foi listando as 50 razões para ganhar os últimos 50 pontos da competição, que a agência Gelatina venceu a 1ª edição da Batalha de Agências, realizada pelo curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Na segunda-feira, 22 de junho, a 3ª fase se transformou em um campo de batalhas quando os estudantes receberam o último job que envolvia a criação de um anúncio que convencesse o professor e coordenador do curso, Rafael Luiz Zen, a premiar a melhor agência com 50 pontos no ranking geral.

Listando os 50 motivos, a agência conquistou o prêmio final e somou 275 pontos no ranking final, ultrapassando as agências Cosmus, 270 pontos, e Galo a Passarinho, 245.

As alunas Taina Schwanberger e Aygle Danielski – integrantes da Gelatina – ficaram bastante empolgadas com o resultado, apesar de Aygle ter tido que se ausentar na última parte da batalha.

“Minha parceira não pode comparecer à última aula, então tive que encarar o job sozinha. E devo dizer que foi bastante animador conseguirmos ter pontuado mesmo com um integrante a menos”, conta Taina.
Além da dupla, as outras acadêmicas vencedoras foram Daiane Samara Amorim, Joana Rocha Araldi e Thais Duarte da agência Cosmus, e Daniela Orsi e Juliane Ferreira da agência Galo a Passarinho.

A Batalha de Agências

Planejada pelo professor de Redação Publicitária, a batalha foi realizada ao longo do semestre. Para o desenvolvimento dos jobs, os alunos formaram duplas ou trios de criação, que eram compreendidos como agências publicitárias.

“Ao todo foram seis aulas para as batalhas. Utilizamos jobs reais das agências MaisQ e RAFFCOM para que os alunos pudessem criar soluções de redação impressa para eles. Foram mais de 20 trabalhos autorais para as agências, englobando diversos clientes de diversos segmentos”, explica Zen.

Para o coordenador, o mais importante foi o feedback das agências participantes sobre os textos que os alunos apresentavam.

“Era um momento decisivo nas aulas, quando os alunos ouviam o retorno de profissionais do mercado”, afirma.
Para Taina, a batalha foi uma experiência incrível durante a vida acadêmica.

“Além de exercitar nossa escrita e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o semestre, pudemos vivenciar a realidade que é ter agências avaliando o seu trabalho. Fiquei muito feliz com o resultado, é gratificante ter seu trabalho reconhecido”, afirma.

Vagner dos Santos, proprietário da agência MaisQ, avalia positivamente a participação das agências na realidade acadêmica.

Para ele, a entrada no mercado de trabalho está cada vez mais difícil pela facilidade de conteúdo na internet, fazendo com que muitas pessoas possuam um nível intermediário de conhecimento. Ao mesmo tempo, esse fenômeno faz sobrar vagas quando o cargo exige conhecimento técnico.

“Ao trabalhar com jobs reais, conhecendo e vivenciando o dia a dia de uma empresa, o aluno adquire experiência e conhecimento, se destacando, conhecendo as limitações e possibilidades do mercado local. A experiência do projeto foi muito rica. As redações tinham ótimo nível de criatividade e técnica publicitárias. Para a MAISQ foi gratificante e – como sempre digo – projetos assim servem como ‘vitamina’ para nossa equipe”, afirma Santos.

Fernando Barni, proprietário da agência RAFFCOM, também afirma que todos ficaram muito contentes em participar desta experiência.

“Sempre acreditei que prática sem teoria não funciona, da mesma forma que teoria sem prática não é nada. Esta opção que a UNIFEBE dá aos alunos vale muito. Parabenizo a instituição pela iniciativa”, completou Barni.

Prêmios

As três equipes vencedoras ganharão aulas VIP de Redação Publicitária nas agências MaisQ e RAFFCOM. A agência Gelatina receberá dois livros sobre redação publicitária para cada aluna. “O mais legal da Batalha é que os prêmios têm tudo a ver com a disciplina, ou seja: é conhecimento gerando ainda mais conhecimento. Fiquei muito feliz com nossa classificação, sabemos o quanto cada agência se empenhou durante as semanas da batalha”, afirma Aygle.

Encerrada a primeira batalha, o professor responsável pela disciplina avalia de forma positiva a iniciativa. “Fiquei surpreso e bastante feliz com a qualidade dos textos apresentados. Foi muito importante acompanhar o crescimento de cada um, job a job. Das primeiras linhas nas primeiras semanas de aula, até agora, pude ver acadêmicos que se encontraram na área de redação e que possuem muito futuro pela frente, caso escolham essa área como uma possibilidade de carreira”, afirmou Zen.

Ele antecipa que para o próximo ano, o intuito é aumentar ainda mais a interação dos alunos com as agências, para montar um verdadeiro laboratório de escrita.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Colégio UNIFEBE abre inscrições para Intercâmbio Cultural Brasil – Alemanha