notícias colégio
Notícias
27 de abril de 2007

“Alfabetizar ou não na Educação Infantil?”

“Alfabetizar ou não na Educação Infantil” foi o tema de um Simpósio realizado na disciplina de Alfabetização do Curso de Pedagogia da Unifebe – Centro Universitário de Brusque. Com o objetivo de aproximar a teoria da prática, o evento reuniu profissionais que atuam na educação em Brusque: as professoras Marilene Carrano Barros Melaro, representante da GEECT (Gerência de Educação, Ciência e Tecnologia), Débora Regina Benvenutti, coordenadora de Educação Infantil do Sesi Escola e as ex-alunas da Unifebe, Luciana Rosa, que atua no Ensino Fundamental do Sesi Escola e Raquel Leoni, que trabalha na Escola de Educação Infantil Emília Floriani de Oliveira.  

Segundo a professora Marcilene Pöpper Gomes, que ministra a disciplina de Alfabetização no Curso de Pedagogia, o evento reuniu diversos comentários e exemplos práticos do processo de alfabetização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. “A professora Marilene esclareceu sobre o processo vivido em Santa Catarina diante da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e trouxe algumas orientações para a inclusão de crianças de seis anos de idade neste processo”, destacou Marcilene.

A professora Raquel relatou sua experiência na atuação como professora na Educação Infantil e contou sobre como trabalha atualmente a alfabetização em sala de aula. Além de relatar a prática docente também abordou dificuldades, falou sobre seus anseios e destacou conquistas. “Vivemos num momento de conflitos, pois as escolas brasileiras têm até 2010 para se adaptar ao novo formato do Ensino Fundamental, que  terá nove anos de duração e desta forma as professoras deverão estas preparadas para este desafio”, afirmou a professora.

Postagens relacionadas

UNIFEBE abre inscrições para o desfile da 34ª Fenarreco
Desfile

UNIFEBE abre inscrições para o desfile da 34ª Fenarreco


27 de setembro de 2019
Recital de Douglas Hahn foi cancelado

Recital de Douglas Hahn foi cancelado


26 de outubro de 2009
UNIFEBE inaugura Programa Viver Bem Empresas, da Unimed Brusque

UNIFEBE inaugura Programa Viver Bem Empresas, da Unimed Brusque


31 de agosto de 2015
Skip to content