notícias colégio
Notícias
29 de outubro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Aluna egressa da UNIFEBE apresenta resultados de pesquisa sobre o trânsito de Guabiruba

Larissa Ignês Boos coletou dados que visam contribuir para a tomada de decisões relacionada à mobilidade do município

Aluna egressa da UNIFEBE, a engenheira civil Larissa Ignês Boos, apresentou nesta semana, no Salão Nobre da Prefeitura de Guabiruba, o resultado de sua pesquisa sobre acidentes de trânsito ocorridos na cidade. Larissa, que é natural do município, realizou o trabalho por meio de uma bolsa de estudos oferecida pela instituição, enquanto ainda era acadêmica. Ela foi orientada pelo professor Anderson Buss e pela arquiteta da prefeitura Débora Barroero, contando com a colaboração do Secretário de Planejamento Jethro Silvestre e da arquiteta Aline Razera.

Larissa reuniu dados sobre o trânsito de 2019, com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Guabiruba. Para a engenheira, a pesquisa objetiva contribuir como material didático para o estudo de tomada de decisões futuras relacionadas à melhoria do meio urbano, além da mobilidade da cidade. “Espero que esses dados possam servir como base histórica de informações relacionadas às ocorrências de trânsito da cidade, permitindo a utilização dessas informações em ações voltadas à educação no trânsito, alertando toda a comunidade sobre os principais problemas vinculados ao trânsito e mobilidade em Guabiruba”, afirma Larissa.

Além da egressa, a UNIFEBE foi representada no encontro pela reitora da instituição Rosemari Glatz, o professor Anderson Buss e a supervisora de Pesquisa e Internacionalização, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop. Também estiveram presentes no encontro autoridades, como o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, o vice Cledson Roberto Kormann, além de policiais militares e colaboradores da Prefeitura. Para a reitora, a pesquisa evidencia e reforça o compromisso comunitário da instituição. “A interação com profissionais da área e com a comunidade é algo fundamental para a formação de nossos acadêmicos. Acredito que esse trabalho poderá deixar um legado para a cidade de Guabiruba. Isso mostra que os estudantes podem contribuir para mudar algumas realidades, colaborando com o desenvolvimento de nossa região de forma técnica e científica”, destaca Rosemari Glatz.

O professor orientador Anderson Buss valoriza a importância da parceria. “A produção de dados científicos tem mais relevância quando eles são aplicados diretamente na vida das pessoas, trazendo melhorias na qualidade de vida e benefícios para a comunidade. Essa pesquisa irá servir para que o município possa usar como base na tomada de decisões referentes à redução do número de acidentes”, finaliza.

Foto: Gabrieli Kohler/Prefeitura de Guabiruba

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe comemora Dia Internacional da Mulher com atividades

Unifebe comemora Dia Internacional da Mulher com atividades


06 de março de 2009
Abertas as inscrições para o Programa Novos Valores

Abertas as inscrições para o Programa Novos Valores


15 de março de 2010
Instalação na UNIFEBE provoca reflexão sobre produção de Lixo
Serviço

Instalação na UNIFEBE provoca reflexão sobre produção de Lixo


24 de outubro de 2016
Skip to content