20 de fevereiro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Alunos da UNIFEBE serão beneficiados com Bolsas de Estudo garantidas pelo Governo do Estado até o fim do curso

Investimentos do Programa Uniedu foram anunciados pelo governador Carlos Moisés nesta segunda-feira (17).

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) participaram do evento promovido pelo Governo do Estado, que anunciou os investimentos de R$ 206,4 milhões em 2020 para bolsas de estudos do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). O recurso repassado pelo Poder Público Estadual representa um marco, visto que possibilitará que mais estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado sejam beneficiados.

O valor integra a nova regulamentação do Uniedu, apresentada pelo governador Carlos Moisés em evento realizado nesta segunda-feira (17), em Florianópolis. “Esses recursos são de grande importância, para que os alunos possam estudar gratuitamente ou tenham ao menos parte do curso coberto pela bolsa de estudo. É um esforço do Governo de Santa Catarina, dinheiro dos catarinenses aplicado para quem estuda aqui no estado”, ressaltou Carlos Moisés.

A pró-reitora de Pós, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva, destaca que além dos valores, um dos principais diferenciais da nova regulamentação é o período de concessão das bolsas.

“Nesta nova regulamentação, a partir do momento que o estudante comprova seu Índice de Carência e é classificado, ele garante a bolsa de estudo durante todo o curso, sem precisar em cada semestre participar de um novo processo seletivo. Com esse benefício, o aluno fica tranquilo, pois não corre o risco de perder a bolsa, desde que todo semestre apresente a atualização da sua documentação pessoal e desempenho acadêmico satisfatório”, enfatizou Edineia.

Com procedimentos menos burocráticos, a seleção de bolsistas levará em consideração o grau de carência dos candidatos. A avaliação será feita com base no Índice de Carência (IC) calculado pelo Sistema de Cadastro do Uniedu. Após definido o índice de Carência, o estudante pode ser beneficiado de 25% a 100% da mensalidade do curso, com valor limite de um salário mínimo para bolsa de pesquisa e extensão e de dois salários mínimos para as demais modalidades.

Uma vez concedida a bolsa o aluno não a perderá, mesmo se durante o recadastro, ele passar por alteração no Índice de Carência. Neste caso o percentual da bolsa altera, podendo chegar até no mínimo em 25% de desconto sobre as mensalidades.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, reforça que a nova regulamentação significa muito para os estudantes e para as instituições de ensino. “Esses benefícios proporcionarão que mais alunos realizem o sonho de fazer uma graduação e de se inserir no mercado de trabalho com um diferencial. Para a UNIFEBE é gratificante oportunizar essa conquista”, salientou Rosemari.

Juntos em busca de melhorias
A comitiva que representou a UNIFEBE no evento foi composta por membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante (SOAE).

Para a vice-presidente do DCE, Ester da Silva Lima, o evento foi um importante momento de representação dos estudantes. “Para nós do DCE foi uma conquista trazer notícias de mais recursos para os alunos da UNIFEBE que necessitam desse apoio para seus estudos”, frisa Ester.

Acadêmico da Unifebe recebe homenagem por destaque no esporte

11 de março de 2009
Formação Continuada apresenta ferramentas para melhorar a interatividade nas aulas take-home
Formação