02 de agosto de 2018
Arthur Timm

Alunos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem melhorias em escolas de Brusque

A 2ª edição do EXECUTA será realizado nas duas próximas semanas na UNIFEBE

Projeto interdisciplinar de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, foi lançado na segunda-feira, 30 de julho, a 2ª edição do EXECUTA. A atividade consiste em um workshop com duas semanas de duração, onde todos os acadêmicos do curso, de 1ª a 10ª fase, se dividem em cinco equipes para competir em um exercício de arquitetura, com finalidade social e prática.

Neste semestre os estudantes foram desafiados a desenvolver projetos de melhorias em cinco escolas municipais de Brusque. Eles deverão criar propostas para um ambiente interno (refeitório) com uso de pintura em paredes e melhorias para um ambiente externo (parquinho) com uso de materiais diversos.

O objetivo, segundo explica o professor Francisco Alberto Skorupa, um dos organizadores do projeto, é melhorar a qualidade dos espaços utilizados pelas crianças de um a seis anos de idade, tendo como requisitos a segurança, o desenvolvimento da motricidade e a criatividade.

Os materiais e equipamentos básicos para a execução das atividades serão fornecidos pela Prefeitura de Brusque. Uma das novidades desta edição é que serão integrados ao projeto os cursos de Psicologia e Design Gráfico.

— Os acadêmicos estavam ansiosos pelo trabalho, pois aqui eles têm a oportunidade de lidar com a montagem do projeto e ter esse senso de realização. São ideias que se transformam em ações — ressalta Skorupa.

A diretora do Centro de Educação Infantil Tia Denise Machado Roza, Adriana Teresinha de Oliveira Bittencourt, enfatiza que essas parcerias são sempre muito bem-vindas.

— As ideias inovadoras destes jovens da UNIFEBE certamente ocasionarão uma mudança bem legal na escola, e deixarão as crianças muito contentes com o novo — opina.

O acadêmico Leonardo Buttchevitz Dias, da 6ª fase, salienta que considerou bem interessante a proposta desta edição.

— Acho sempre um ótimo aprendizado. Geralmente pensamos em prédios ou em áreas de alto rendimento, e com um trabalho como esse abrimos a mente para outros conhecimentos, sem contar que contribuímos de alguma forma com a educação destas crianças — enfatiza.

Votação

A apresentação dos projetos será realizada na manhã do dia 11 de agosto, no auditório do Bloco C. O vencedor do Executa será eleito por meio de votação na página do Facebook da UNIFEBE, cujo prazo será do dia 13 a 20 de agosto.

Os acadêmicos que cumprirem todos os requisitos de entrega e participação receberão 1,5 ponto (somado na A1).

Escolas participantes do EXECUTA

Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel