30 de maio de 2011

Alunos de Direito realizam visita técnica em duas empresas

Os acadêmicos da 2ª fase do curso de Direito, acompanhados da professora Tamily Roedel, realizaram uma visita técnica na noite de sexta-feira, 27 de maio. O grupo visitou duas empresas: a Benetex Reciclagem Têxtil Ltda e a Benefios Reciclagem Têxtil Ltda, ambas localizadas em Brusque. O objetivo da visita foi observar a aplicação da responsabilidade sócio-ambiental em empresas com a certificação ISO 14001.

O acadêmico Leandro Cavichioli conduziu a visita aos locais e explicou os processos produtivos nas empresas. Na Benefios, os alunos foram recepcionados pelo proprietário da organização, Roberto Schaadt, que falou sobre a Benepet Reciclagem Ltda, que transforma garrafas pet em produtos que podem ser reaproveitados para a confecção de camisas. "Toda a matéria-prima utilizada pelas empresas é de resíduos de malhas compradas. As duas empresas, juntas, reciclam mensalmente cerca de cinco milhões de quilos de resíduos, os quais seriam jogados em lixões ou no meio ambiente. Raramente, em aterros sanitários", enfatiza a professora Tamily.

Segundo ela, a Benetex é uma das maiores empresas recicladoras têxteis do Brasil, com a produção de 1.500.000 kg/mês de desfibrado colorido (fibras têxteis regeneradas), para uso em fiação. Utiliza matéria-prima 100% algodão em cores firmes vinda de todo o Brasil e de parceiros de 13 países. A empresa já possui a certificação ISO 14001.

Já a Benefios Reciclagem Têxtil Ltda atua no ramo da indústria e comércio, importação exportação de fios, resíduos têxteis e tecidos, sendo sua produção atual é de fios reciclados. "Desde 2008 a Benefios aplica o Método 5S, um programa de qualidade total desenvolvido no Japão em 1950 por Kaoru Ishikawa. Esse método melhora a qualidade dos produtos e do ambiente de trabalho, maximizando o aproveitamento dos recursos, reduzindo gastos e desperdícios, otimizando o espaço físico, reduzindo e prevenindo acidentes e melhorando as relações humanas", pontua.

Unifebe participa do desfile de aniversário de Brusque – 2011

04 de agosto de 2011
Acadêmica da Unifebe participa de Congresso Internacional

08 de setembro de 2009