09 de junho de 2016

Alunos de Educação Física visitam Teatro Bolshoi e assistem aula com bailarina

bolshoi (2)

Para encerrar as atividades da disciplina de Dança e Saúde, os acadêmicos de Educação Física – licenciatura e bacharelado – do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, acompanhados pelo professor Jessé da Cruz, conhecerem os bastidores e a estrutura da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville.

O grupo foi acompanhado pelo preparador físico da escola e conheceram os formatos das salas de aula, estrutura de alimentação, ateliê onde os bailarinos se produzem, academia e sala de fisioterapia.

— Esses são lugares que geralmente o público normal não conhece, mas nossos acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer esses espaços. Para finalizar assistimos a um espetáculo dentro da própria escola — conta Cruz.

Segundo o professor, o resultado da experiência encantou os acadêmicos com as novidades do mundo da dança profissional. Antes disso, a turma recebeu a bailarina Clarisse Matsunaga, formada pela escola do teatro Bolshoi no Brasil, para uma aula no laboratório de Dança e Movimento da UNIFEBE.

Festival de dança de Joinville

Entrando no ritmo, o professor da disciplina de Dança e Saúde da UNIFEBE, bailarino e coreógrafo Jessé Cruz foi um dos artistas selecionados para se apresentar durante o festival mais importante de dança do mundo, o 34º Festival de Dança de Joinville.

Até ser aprovado, o bailarino passou por três etapas de seleção: vídeo, apresentação ao vivo e curadoria artística. Em 2016, o Festival teve mais de 3 mil trabalhos inscritos e apenas 225 selecionados nas modalidades: Ballet Clássico, Jazz, Danças Populares, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Sapateado, Neoclássico, entre conjuntos, solos e duo.

Para o professor é muito gratificante ter sido selecionado para o Festival. Cruz se apresentará na categoria Danças Populares, com o trabalho solo “LARÓYÈ EXU MOJUBÁ”, que permeia sobre o mundo das religiões afro no Brasil.

— Meu trabalho apresenta a cultura de matriz africana, e sabemos o quanto somos preconceituosos com aquilo que não faz parte da maioria do senso comum. Quando falamos e abordamos a cultura africana, estamos valorizando os nossos antepassados e não deixando morrer uma história triste e cruel de escravidão, como também valorizamos um momento maravilhoso de muita cultura e arte — afirma.

O coordenador do curso, João Derli de Souza Santos, comemorou a aprovação do professor.

— Isso demonstra que a UNIFEBE está sempre com os melhores profissionais do país, garantindo qualidade e excelência no ensino. O professor Jessé é uma referência para esse curso, profissional reconhecido internacionalmente e um ícone na dança pelo Brasil — elogia.

Texto/ Fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Quarta-feira tem jogo do basquete na Arena

17 de abril de 2012