27 de agosto de 2014

Alunos de Engenharia Civil participam de visita técnica em Lages

Os acadêmicos da 6ª fase (A e B) de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE participaram no sábado, 23, de uma visita técnica em Lages. Acompanhados dos professores de Sistema de Abastecimento de Água, Marcio Cardoso e Impacto Ambiental, Tamily Roedel, os alunos observaram captação de água e conheceram a Estação de Tratamento de Água – ETA e a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do município.

De acordo com os professores, o objetivo da visita foi mostrar aos acadêmicos as unidades, ou elementos, que fazem parte do Sistema de Abastecimento de Água (SAA). “Esses elementos ou unidades possuem certas grandezas que, infelizmente, tornam-se impossíveis de demonstrar na sala de aula”, explicam.

Na visita, o grupo acompanhou a captação no Rio Caveiras, com vazão superior a 2000 m3/s, considerado de classe I. Os acadêmicos também observaram equipamentos técnicos: bombas elevatórias de água bruta, centrífuga de eixo vertical com 16 m de extensão, motores de 300 CV e rede adutora de água bruta de 800 mm em trecho de 8000m.

A ETE substitui uma antiga estação projetada e construída em 1950. “A história do saneamento básico em Lages remonta as décadas de 1920 e 1930, e teve repercussão e importância para o desenvolvimento da região serrana de Santa Catarina. O local era parada de tropeiros, vindos de diversos estados e na época foi palco de proliferação da tênia ou solitária – ocasionando as doenças teníase (boi) e cisticercose (porco), ambas transmitidas pela água e alimentos contaminados”, explicam os docentes.

Para Cardoso, o engenheiro civil é um profissional que atua nas indústrias de saneamento básico, então é imprescindível que na fase de acadêmica tenha noções sobre o tema.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

UNIFEBE participa do 14º Fórum das Escolas de Moda de 2019