notícias colégio
Notícias
28 de junho de 2013

III Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí acontece na UNIFEBE

No dia 4 de julho, a partir das 8h, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE sedia o III Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí. O evento é uma ação conjunta da UNIFEBE com a FURB, UNIDAVI, UNIVALI e Comitê do Itajaí e será realizado no auditório do Bloco C, Campus Santa Terezinha.


O Fórum abordará um panorama da ocorrência dos desastres naturais no Brasil e no Estado de Santa Catarina, métodos de análise para a gestão de bacias sujeitas à inundação, bem como irá discutir o modelo HAND um método para o mapeamento generalizado de áreas de risco de inundações e mapeamento de encostas sujeitas a riscos de desmoronamento. O público alvo são os gestores e técnicos municipais ligados ao setor de planejamento, meio ambiente e proteção e defesa civil, acadêmicos e sociedade em geral.

Apresentação do FÓRUM

O Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí é uma tentativa de integração entre os governos municipais, estadual e a sociedade civil, conforme orienta o Plano Integrado de prevenção e Mitigação de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (PPRD). Desenvolvido após o desastre de novembro de 2008 o PPRD tem a missão de congregar organizações públicas e privadas em torno da redução de risco de desastres naturais na bacia do Itajaí, promovendo uma base comum para a definição e implementação de uma política pública permanente, orientadora e reguladora.


O I Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí aconteceu em maio de 2012, no Campus I da FURB, em Blumenau, e abordou os sistemas de alerta e previsão de inundações existentes na bacia e as medidas adotadas pelos municípios. O evento contou com a participação de 128 pessoas, provenientes de diversos municípios da região.


O II Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí aconteceu em novembro de 2012, no Campus I da FURB, em Blumenau, e abordou a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal nº 12.608/2012) e a articulação de outras políticas públicas e do Sistema de Justiça com a prevenção de desastres, bem como, apresentou os resultados de pesquisas voltadas à temática dos desastres, desenvolvidas no âmbito dos projetos beneficiados com recursos da FAPESC na CHAMADA PÚBLICA PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS Nº 10/2009 .


Confira a programação do evento:

8 h – Inscrições
8 h – Abertura (Reitor da UNIFEBE, Secretário de Estado da Defesa Civil e Presidente do Comitê do Itajaí)
9h – Ações empreendidas pela Secretaria Estadual de Defesa Civil para a confrontação de desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (Sr. Milton Hóbus, Secretário de Estado da Defesa Civil).
9h30. – Atlas Brasileiro de Desastres Naturais 1991 a 2010 – Volume Santa Catarina (Dr. Jairo Kruger, CEPED/UFSC)
10h30. – Metodologia de análise para a gestão de bacias hidrográficas sujeitas a inundações (Dra. Priscila Krambeck Braun, FURB)
11h30 – Questionamentos e discussão.
12h – Almoço
14h – Experiência do mapeamento de áreas inundáveis e deslizamentos no Município de Jaraguá do Sul (Geólogo Normando Zitta).
15h – Modelo HAND e sua aplicabilidade na bacia do Itajaí (Mestrandos do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental e Prof. Dr. Adilson Pinheiro, FURB)
16h – Questionamentos e discussão
17h – Encerramento
Apresentação de Pôster: Título SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA ÁREAS COM RISCO DE ALAGAMENTO NAS MARGENS DO RIO DO PEIXE NO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR-SC.
AUTOR: Engenheiro Ambiental Everton Luiz de Souza Guesser.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Seleção de voluntários para o Projeto Acadêmico Conciliador

Seleção de voluntários para o Projeto Acadêmico Conciliador


20 de abril de 2010
Indústria 4.0 é discutida na Semana de Engenharia de Produção e Química
Semana Acadêmica

Indústria 4.0 é discutida na Semana de Engenharia de Produção e Química


31 de maio de 2017
Curso de Pedagogia da Unifebe é avaliado

Curso de Pedagogia da Unifebe é avaliado


07 de outubro de 2010
Skip to content