05 de novembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Alunos de Engenharia Civil visitam importantes usinas de Santa Catarina

Objetivo foi reunir conteúdos teóricos aos práticos

Relacionar teoria e prática foram os principais objetivos da visita técnica dos acadêmicos da 6ª fase de Engenharia Civil da UNIFEBE ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo (SC), e à Usina Solar Fotovoltaica Cidade Azul, em Tubarão (SC).

A visita, organizada pela professora Vivian Siffert Wildner, contou com uma extensa programação. Primeiramente os alunos tiveram uma palestra sobre o histórico da usina termelétrica, certificados de responsabilidade socioambiental, preocupação com a baixa emissão de poluentes, reaproveitamento de água e resíduos e controle através de estações de monitoramento ambiental.

No Complexo ainda visitaram a central de controle e as caldeiras e tubulações de gás, onde os técnicos explicaram sobre o monitoramento do sistema, desde a temperatura na caldeira até a quantidade de cinzas geradas. Em seguida o grupo foi ao Parque Ambiental, criado para revitalizar uma região que era depósito de carvão.

Nesse local foram expostos equipamentos e peças de usinas hidrelétricas e termelétricas, como turbinas e transformadores, além da primeira central de controle dos anos 60.

Após isso, os estudantes conheceram a Usina Solar em que atualmente a produção de energia é para fins acadêmicos, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo de estudar a eficiência de diferentes painéis fotovoltaicos. Também há um aerogerador para produção de energia eólica.

Acadêmicos de Educação Física apresentam Trabalhos de Estágio
Egresso

Acadêmicos de Educação Física apresentam Trabalhos de Estágio

24 de junho de 2008