notícias colégio
Notícias
05 de novembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Alunos de Engenharia Civil visitam importantes usinas de Santa Catarina

Objetivo foi reunir conteúdos teóricos aos práticos

Relacionar teoria e prática foram os principais objetivos da visita técnica dos acadêmicos da 6ª fase de Engenharia Civil da UNIFEBE ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo (SC), e à Usina Solar Fotovoltaica Cidade Azul, em Tubarão (SC).

A visita, organizada pela professora Vivian Siffert Wildner, contou com uma extensa programação. Primeiramente os alunos tiveram uma palestra sobre o histórico da usina termelétrica, certificados de responsabilidade socioambiental, preocupação com a baixa emissão de poluentes, reaproveitamento de água e resíduos e controle através de estações de monitoramento ambiental.

No Complexo ainda visitaram a central de controle e as caldeiras e tubulações de gás, onde os técnicos explicaram sobre o monitoramento do sistema, desde a temperatura na caldeira até a quantidade de cinzas geradas. Em seguida o grupo foi ao Parque Ambiental, criado para revitalizar uma região que era depósito de carvão.

Nesse local foram expostos equipamentos e peças de usinas hidrelétricas e termelétricas, como turbinas e transformadores, além da primeira central de controle dos anos 60.

Após isso, os estudantes conheceram a Usina Solar em que atualmente a produção de energia é para fins acadêmicos, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo de estudar a eficiência de diferentes painéis fotovoltaicos. Também há um aerogerador para produção de energia eólica.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Liberada a 2ª e 3ª parcela da Bolsa do Artigo 170

Liberada a 2ª e 3ª parcela da Bolsa do Artigo 170


14 de julho de 2010
Prefeito de Brusque promete melhorias no trânsito próximo à UNIFEBE

Prefeito de Brusque promete melhorias no trânsito próximo à UNIFEBE


21 de fevereiro de 2013
Liberada a 2ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2008.1

Liberada a 2ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2008.1


28 de janeiro de 2008