27 de abril de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE customizam objetos no estilo de arte Rococó

Atividade fez com que alunos conhecessem o contexto histórico do movimento artístico

O Rococó é um movimento artístico que nasceu na França e que se desenvolveu de forma progressiva entre os anos de 1730 e 1760, aproximadamente. O termo vem da palavra francesa rocaille, que significa “monte de pequenas pedras”, e é associado também a forma decorativa de incrustação de conchas e de pedrinhas irregulares numa parede de pedra, usada, por exemplo, na decoração de grutas artificiais.

Pensando nisso, a professora Alice Hoffmann Knihs, responsável pela disciplina de Artes no Colégio UNIFEBE, realizou com o 2º ano uma atividade que consistia em customizar um objeto do cotidiano dos estudantes com características do movimento. Objetos como sapatos, canecas, portas- retratos, espelhos, potes e caixas receberam decorações no estilo do Rococó. As peças estão expostas no 2º piso do colégio.

“Foi uma arte com detalhes que imitavam conchas e a natureza. Tinha um estilo que caiu nas graças da nobreza da época. Ao estudar o Rococó, os alunos aprendem sobre uma importante época artística e cultural, bem como sobre a história e a sociedade da época. Isso os auxilia a expandir o próprio conhecimento sobre diferentes culturas e períodos históricos”, detalha a professora Alice.

O aluno João Guilherme Schiocchet customizou um pote. Ele conta que a atividade foi divertida e que aprendeu muito sobre a cultura e a história da época, o que o ajudou a entender melhor como as pessoas viviam e pensavam naquele tempo. “Foi muito legal aplicar as técnicas e os elementos do Rococó nos objetos e também ver o trabalho final dos outros colegas. Espero que mais atividades como essa sejam desenvolvidas”, afirma.

Secretário Regional de Educação de Karlsruhe conversa com acadêmicos de Pedagogia

29 de outubro de 2014
Últimos dias para se inscrever na Seleção pelo Histórico Escolar para 2010/1