26 de janeiro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE se destacam em feira estadual de Matemática

Cinco trabalhos apresentados por alunos da instituição foram premiados

Cinco trabalhos de alunos do Colégio UNIFEBE se destacaram durante a Feira Municipal de Matemática. Eles participaram da etapa estadual da Feira, a 36ª na história do evento, que ocorreu nos dias 2 e 3 de dezembro, de forma online.
Os projetos foram apresentados aos avaliadores pelo YouTube, para que em seguida, os alunos fossem submetidos a questionamentos sobre os trabalhos. O objetivo da feira foi incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas.

De acordo com a professora Simone Sobiecziak, os trabalhos produzidos pelos alunos ficarão nos anais da feira para que outros estudantes possam utilizá-los como base para próximos trabalhos. “Nossos alunos já terão uma publicação científica, mesmo estando ainda no ensino médio, o que é muito importante, pois os prepara para quando chegarem a uma graduação. Essa feira possibilitou que os alunos trabalhassem assuntos do interesse deles e os analisassem com profundidade, percebendo o quanto a matemática está presente em nosso dia a dia. Eles também exercitaram a escrita em um trabalho científico e a apresentação oral, competências que serão utilizadas na universidade”, elogia a professora.

Simone também lembra que o propósito da feira está alinhado à proposta do novo ensino médio, com os alunos intensificando seus conhecimentos em suas áreas de maior interesse. “Dessa forma, o estudante demonstra que consegue desenvolver muito mais quando tem afinidade com o tema a ser estudado. Em 2022, iremos trabalhar bastante nesse sentido”, projeta.

O estudante Joaquim Roxo desenvolveu em conjunto com a colega Vitória um trabalho relacionando o petróleo com a matemática. Ele acredita que o reconhecimento por parte dos avaliadores é fruto de muita pesquisa e dedicação. “Ficamos um pouco nervosos, pois não sabíamos exatamente o que seria questionado, mas estávamos preparados e respondemos todos os questionamentos muito bem. Adquirimos um conhecimento muito grande sobre o tema, que é bastante relevante na sociedade contemporânea”, afirma Joaquim.

A 36ª Feira Catarinense de Matemática foi constituída por trabalhos oriundos de várias regiões de Santa Catarina. Finalizado o processo de avaliação, cada trabalho foi premiado em destaque, indicando a ênfase em algum critério no qual mais se destacou como comunicação oral e/ou escrita dos expositores, domínio do conteúdo matemático, qualidade científico-social, relevância científica e relevância social. Todos os alunos expositores e professores orientadores receberam certificado de participação.

Confira os trabalhos e seus critérios de seleção:

“Petróleo e a Matemática no Mundo Contemporâneo” – Relevância Social (Joaquim Roxo e Vitória Schappo)
“Roda Gigante na Matemática” – Comunicação Oral e Escrita dos expositores (Tainá Floriani e Ana Flávia Goedert)
“Matemática e Nutrição” – Comunicação Oral e Escrita dos expositores (William de Novaes e Pedro Stolfi)
“Minecraft e a Geometria Espacial” – Comunicação Oral e Escrita dos expositores (Henrique Mafra, Victor Schaefer, Vinicius Jandt e Vitor Pessoa)
“Vacinas” – Relevância Social (Isabela Bett, Heloísa Wehmuth, Nicole Silva e Nathan Diegoli)

Espetáculo musical O som do vazio no Anfiteatro da Unifebe

23 de junho de 2010
UNIFEBE recebe visita de diretor do Dudley College da Inglaterra
Internacionalização

UNIFEBE recebe visita de diretor do Dudley College da Inglaterra

07 de novembro de 2016