02 de fevereiro de 2012

Profissionais da educação participam de Formação Continuada

Fevereiro iniciou em ritmo de qualificação e aperfeiçoamento profissional para os participantes da Formação Continuada 2012 do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Professores, funcionários da instituição e demais profissionais ligados à educação regional começaram nesta quarta-feira, 1º, uma maratona de oficinas e palestras sobre diversos temas.

Durante o dia, as oficinas "Assessoria de Imagem e Moda" e "Imposto de Renda (IR) proporcionaram" valiosas dicas aos participantes. À noite, no auditório do bloco C da UNIFEBE, campus Santa Terezinha, a Formação Continuada contou com a palestra "Plano de Desenvolvimento Institucional: traçando caminhos para a gestão universitária", ministrada pela professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias.

Na mesma noite foi lançada a 9ª Revista de Divulgação Científica da UNIFEBE, o 2º Caderno de Ensino, Iniciação Científica e Extensão e abertas as inscrições para a submissão de artigos para a versão eletrônica da Revista da UNIFEBE.

Na ocasião, o reitor Günther Lother Pertschy deu boas-vindas a todos e frisou a importância do evento. "Este é um momento pensado para promover reflexões, debates, integração, troca de experiências e aprimorar as práticas vigentes", ressaltou ele, destacando que a Formação Continuada será realizada mais vezes durante o ano para promover os talentos humanos.

Palestra aborda planejamento no ensino superior
A mestre em Ciências da Linguagem e palestrante da noite lembrou a importância da participação de todos na elaboração dos no planejamento estratégico de uma instituição de ensino. "Não dá para falar em PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) sem abordar o Projeto Político Pedagógico (PPI) e o Planejamento Estratégico (PE). São documentos que norteiam a gestão. Eles são fundamentais, pois organização nenhuma, independente do seu segmento, pode ficar sem planejamento", enfatizou.

Para a professora da Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto, Raquel Maria Cardoso Pedroso, a palestra lembrou muito o Projeto Político Pedagógico, o chamado PPP das escolas. "Pensei que isso era utilizado apenas nas escolas do ensino médio e fundamental. Interessante saber que as universidades também possuem esse tipo de planejamento", disse.

Já o professor de inglês, Emiliano de Souza, afirmou que a palestra foi uma maneira de repensar a educação.
Outras palestras e oficinas serão ministradas até sexta-feira, 3 de fevereiro. Confira a programação:

02/02/12
Palestra: Gestão do Ensino Superior: qualidade e avaliação | 18h45min | Auditório do Bloco C
Palestrante: Prof. Dr. Maurício Fernandes Pereira
Oficina: Sustentabilidade | 9h | sala 07 do Bloco C
Oficina: Fotografia | 13h30min | sala 07 do Bloco C

03/02/12
Oficina: Fotografia | 8h | sala 07 do Bloco C
Oficina: Diário Eletrônico | 18h30min | Laboratório de Informática I
Oficina: Diário Eletrônico | 20h | Laboratório de Informática I
Oficina: Conceito e Elaboração de Questões objetivas e discursivas | 18h30min | sala 07 do Bloco C
Oficina: Ambiente Moodle | 18h30min | Laboratório de Informática II
Oficina: Cinema e Ensino | 18h30min | sala 06 do Bloco C
Oficina: Sustentabilidade | 18h30min | sala 05 do Bloco C

**A oficina de Diário Eletrônico também estará disponível nos dias 2 e 8 de fevereiro das 16h30min às 18h.

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Assessoria de Comunicação Unifebe

Professores da Unifebe conquistam título de doutorado

13 de novembro de 2009