notícias colégio
Notícias
26 de maio de 2011

Alunos do curso de Direito conhecem Penitenciária em Joinville

visita Os acadêmicos da 9ª e 10ª fases do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – Unifebe visitaram a Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville, na quarta-feira, 25 de maio. Acompanhados da professora de Criminologia e Execução Penal, Isolde Inês Lemfers, os estudantes se depararam com uma realidade prisional exemplo em Santa Catarina.

Atrás das grades, os detentos estudam, fazem cursos, trabalham e são remunerados. O ambiente é limpo, há disciplina e organização. "Visitamos os presídios de Tijucas e Florianópolis e aqui há um espírito de ensino e respeito. Nos outros locais, os presos gritavam, reclamavam das celas cheias. Aqui o ambiente surpreendeu", avaliou a acadêmica da 9ª fase, Cibele Tórmena. Também chamou a atenção dos estudantes a dinâmica da penitenciária. "É muito interessante o sistema de segurança e as divisões de tempo para o trabalho, ensino e lazer", comentou.

De acordo com a professora Isolde, o índice de reincidência em crimes dos detentos que passam pela penitenciária é entre 10 e 12%, enquanto nos outros sistemas prisionais esse índice ultrapassa os 80%. "O preso que sai daqui e não volta a cometer crimes, é um cidadão que se reintegrou na sociedade. Além disso, um crime a menos é cometido. Ou seja, o índice de criminalidade é tanto menor, quanto maior é a ressocialização. É um bem para a sociedade ter esse preso de volta com a cabeça voltada para o estudo, trabalho e família e não mais querendo cometer crimes", explicou Isolde.

A penitenciária conta com 373 internos, sete a mais que sua capacidade. No local, estão detentos que já tiveram seus processos julgados em definitivo. Segundo o diretor da penitenciária, Richard Harrison Chagas dos Santos, as visitas de acadêmicos são importantes para a conscientização. "Abrimos nossa unidade para que os futuros operadores do Direito possam expressar suas opiniões e levar para suas famílias que é necessário fazer, urgentemente, uma atividade de reintegração dentro das atividades das penitenciárias, presídios e unidades prisionais. Assim, teremos sucesso na reincidência, o que reflete na diminuição da criminalidade", revelou.
Confira mais fotos na galeria de imagens.

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Semana de Contabilidade reúne acadêmicos e profissionais

Semana de Contabilidade reúne acadêmicos e profissionais


25 de setembro de 2008
Processo Seletivo Técnico-Administrativo para a função de Assistente de Desenvolvimento I

Processo Seletivo Técnico-Administrativo para a função de Assistente de Desenvolvimento I


21 de dezembro de 2009
Curso de Educação Física da Unifebe organiza Corrida de Aventura

Curso de Educação Física da Unifebe organiza Corrida de Aventura


13 de junho de 2008
Skip to content