26 de maio de 2011

Alunos do curso de Direito conhecem Penitenciária em Joinville

visita Os acadêmicos da 9ª e 10ª fases do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – Unifebe visitaram a Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville, na quarta-feira, 25 de maio. Acompanhados da professora de Criminologia e Execução Penal, Isolde Inês Lemfers, os estudantes se depararam com uma realidade prisional exemplo em Santa Catarina.

Atrás das grades, os detentos estudam, fazem cursos, trabalham e são remunerados. O ambiente é limpo, há disciplina e organização. "Visitamos os presídios de Tijucas e Florianópolis e aqui há um espírito de ensino e respeito. Nos outros locais, os presos gritavam, reclamavam das celas cheias. Aqui o ambiente surpreendeu", avaliou a acadêmica da 9ª fase, Cibele Tórmena. Também chamou a atenção dos estudantes a dinâmica da penitenciária. "É muito interessante o sistema de segurança e as divisões de tempo para o trabalho, ensino e lazer", comentou.

De acordo com a professora Isolde, o índice de reincidência em crimes dos detentos que passam pela penitenciária é entre 10 e 12%, enquanto nos outros sistemas prisionais esse índice ultrapassa os 80%. "O preso que sai daqui e não volta a cometer crimes, é um cidadão que se reintegrou na sociedade. Além disso, um crime a menos é cometido. Ou seja, o índice de criminalidade é tanto menor, quanto maior é a ressocialização. É um bem para a sociedade ter esse preso de volta com a cabeça voltada para o estudo, trabalho e família e não mais querendo cometer crimes", explicou Isolde.

A penitenciária conta com 373 internos, sete a mais que sua capacidade. No local, estão detentos que já tiveram seus processos julgados em definitivo. Segundo o diretor da penitenciária, Richard Harrison Chagas dos Santos, as visitas de acadêmicos são importantes para a conscientização. "Abrimos nossa unidade para que os futuros operadores do Direito possam expressar suas opiniões e levar para suas famílias que é necessário fazer, urgentemente, uma atividade de reintegração dentro das atividades das penitenciárias, presídios e unidades prisionais. Assim, teremos sucesso na reincidência, o que reflete na diminuição da criminalidade", revelou.
Confira mais fotos na galeria de imagens.

Texto e foto: Suelen Cerbaro

Semana de Contabilidade reúne acadêmicos e profissionais

25 de setembro de 2008
Processo Seletivo Técnico-Administrativo para a função de Assistente de Desenvolvimento I