Os acadêmicos do curso de Medicina e os residentes do Programa de Residência Médica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram na quinta-feira, 14 de março, da Capacitação de Base de Dados EBSCO – Área da Saúde.
O evento, realizado no Laboratório de Informática, contou com a palestra do consultor Renan Neves, gerente regional de Contas da EBSCO. Ele apresentou a base de dados científica Medline Plus e a ferramenta clínica, baseada em evidências, DynaMed Plus. Também foram apresentadas formas e técnicas para acesso a informações específicas de temas estudados.
A bibliotecária chefe da UNIFEBE, Carla Zenita do Nascimento, explica que a capacitação já foi oferecida em vários momentos na Instituição, dentre eles, formações continuadas e em salas de aula, abrangendo todos os cursos e áreas de conhecimento.
Conforme ela, a EBSCO é um conjunto de base de dados de publicações científicas, que abrangem diversas áreas e que atende necessidades de pesquisa em diversos níveis de ensino, técnicos e profissionais.
— A Biblioteca idealiza esses momentos com o objetivo de criar um vínculo entre os usuários e fontes de informação, indo ao encontro dos usuários e não esperando passivamente que a comunidade acadêmica a procure. Acreditamos que é uma forma eficiente e eficaz de maximizar o acesso às informações científicas e acadêmicas — salienta.
A aluna do curso de Medicina, Milena Fabrizzio, 18 anos, observa que tanto a DynaMed Plus como a Medline são ferramentas constantemente atualizadas de acordo com as novas pesquisas científicas, e que podem ser usadas offline pelo aplicativo conforme a localidade que se está.
— Acho bem importante esse tipo de demonstração pelo fato de que estaremos ainda mais munidos de conhecimento e de formas para buscar o mesmo — salienta.
