notícias colégio
Notícias
27 de junho de 2012

Alunos visitam Escola Hermann Müller de Joinville

Imagine uma escola onde há hospedaria para passarinhos, canteiro em forma de mandala, horta-jardim, orquidário, muita areia, grama e lindas árvores. Imagine um canteiro onde cada flor tem o seu nome registrado em ordem alfabética, uma escola onde as crianças são trabalhadas integralmente e onde as professoras e serventes demonstram imensa alegria por estarem ali. Assim é a Escola Municipal Hermann Müller.

Na terça-feira, 26 de junho, os acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE visitaram a Escola Municipal Hermann Müller, em Joinville. A visita fez parte de uma programação elaborada pelo colegiado em comemoração aos 25 anos do curso de Pedagogia.

Alunos e professores da pequena escola rural acolheram os acadêmicos e professores da UNIFEBE com uma emocionante canção. Na sequência, a diretora Silvane Aparecida da Silva de Almeida, explanou sobre a Alfabetização Ecológica, prática que visa aproximar as crianças de tudo o que é natural. Explicou que os projetos desenvolvidos na escola partem das necessidades da comunidade. A partir do convite “vamos fazer juntos”, alunos e seus familiares envolveram-se na manutenção da escola.

Segundo a diretora, há aprendizagem em todos os espaços da escola: na horta jardim, no pomar, no orquidário, no parque de areia, enfim, na natureza que nos cerca. “Não podemos limitar nosso espaço de aprendizagem a uma sala com um quadro negro”, defende Silvane.

A escola já recebeu a visita de escritores renomados como Leonardo Boff e Roseana Murray e foi contemplada com o prêmio Referência do MEC, em 2011. A visita dos acadêmicos e professores da UNIFEBE contou com a parceria e o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Brusque, que cedeu o transporte.

Antes do término da visita, a coordenadora do curso de Pedagogia, Marcilene Pöpper Gomes, agradeceu pelo carinho e acolhimento das crianças e docentes da escola. O professor do curso, Emiliano de Souza e as acadêmicas Heloísa Gaiguer e Jéssica Polheim deixaram um gostinho de histórias e poesia como forma de agradecimento pela manhã. “Os professores e acadêmicos da UNIFEBE retornaram confiantes de que é possível fazer a diferença quando se trabalha com amor e vigor”, concluiu a coordenadora do curso.

Clique aqui e confira mais notícias da escola. E aqui para ver mais fotos da visita técnica.

 

Texto e fotos: Curso de Pedagogia

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

UNIFEBE realiza projeto de Educação Financeira na rede municipal de Brusque
Universidade Comunitária

UNIFEBE realiza projeto de Educação Financeira na rede municipal de Brusque


01 de agosto de 2018
Alunos participam de sessão de vídeo sobre questões étnico raciais

Alunos participam de sessão de vídeo sobre questões étnico raciais


30 de agosto de 2011
Dupla do vôlei de praia garante vaga para campeonato brasileiro

Dupla do vôlei de praia garante vaga para campeonato brasileiro


28 de janeiro de 2016
Skip to content