notícias colégio
Notícias
02 de agosto de 2011

Álvaro Walendowsky abre programação de aniversário

O primeiro brasileiro a atingir os Campos de Gelo de Caiaque é de Brusque e abriu a programação de aniversário do Centro Universitário de Brusque – Unifebe no início desta semana, 1° de agosto. Álvaro Walendosky ministrou a palestra "De Caiaque aos Campos de Gelos do Sul 2011" no Auditório do Bloco C da Instituição, campus Santa Terezinha. As imagens que retratam a aventura do esportista radical transformaram-se em exposição, que pode ser vista no Átrio do Bloco A da Unifebe até o dia 15 de agosto. A partir da próxima semana, o caiaque utilizado no sul do Chile também integrará a exposição.

"Esse projeto uniu a parte ambiental e esportiva com o objetivo de atingir o limite norte dos campos de gelo do sul, que é maior reserva de água doce fora das regiões polares e que envolve a história glacial do planeta", explicou Walendosky, que falou por aproximadamente duas horas.

O esportista relatou momentos de sofrimento, delírio, pressão física e psicológica. "O silêncio chegava a ser assustador. O único barulho que existia era dos blocos de gelo quebrando", contou ele, que, com um chileno, realizou a expedição em seis dias e meio. Apesar de o frio, assaduras, saudades de casa e abalo psicológico, o esportista garantiu que o desejo de superação, a paisagem diante dos olhos e o amor pela natureza aliada ao esporte, são fatores que alimentam sua paixão pela aventura.

Mas se engana quem pensa que basta ter coragem para encarar os desafios do esporte radical. Antes de qualquer viagem é necessário planejamento e organização. "Trabalhei um ano e quatro meses na organização e no desenvolvimento dessa expedição", ressaltou ele, adiantando que tem planos de encarar uma expedição de caiaque na Groelândia.

As aventuras foram contadas para acadêmicos, professores, funcionários e pessoas da comunidade que participaram da palestra. Na primeira fila, os pais do esportista acompanharam as palavras, fotografias e o vídeo do filho. "Sofremos, mas sempre apoiamos", disse a mãe, Lolita Bado Walendosky. Já o pai, Roberto, afirmou que a preocupação é inevitável. "Pensamos que se ele ficar doente, como vamos socorrer", revelou. Para Lolita, o segredo é "rezar e deixar as viagens do filho nas mãos de Deus".

Depois da Unifebe, a exposição deverá seguir para o Shopping Gracher, Centro de Brusque.

Biografia do palestrante
Desde a infância Álvaro Diogo Bado Walendowsky é envolvido com os esportes, inclusive a canoagem, que iniciou aos oito anos. Começou participando de Raftings comerciais em Santa Catarina, logo, liderou e venceu o Aberto de Rafting de Ibirama em 2003 e em 2004.

Todo ano, Walendowsky parte para as montanhas nevadas para surfá-las. É Membro Associado da BAS – Brazilian Adventure Society, órgão maior da aventura brasileira que fornece "chancela" a projetos formatados, a fim de certificar os mesmos perante o mercado da aventura profissional.

Dentre suas experiências nos esportes radicais, destacam-se aventuras no Brasil, Nova Zelândia, Chile e Argentina e expedições em canoagem oceânica e em canoas canadenses em rios. Walendowsky também foi o primeiro atleta a contornar a Ilha de Santa Catarina de caiaque.

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Socia
l

Postagens relacionadas

Acadêmica de Design de Moda da UNIFEBE é semifinalista de concurso internacional de ateliê francês de alta costura
Destaque

Acadêmica de Design de Moda da UNIFEBE é semifinalista de concurso internacional de ateliê francês de alta costura


28 de abril de 2023
Curso de Sistemas de Informação é avaliado

Curso de Sistemas de Informação é avaliado


06 de junho de 2006
UNIFEBE empossa membros da Comissão de Direitos Humanos da instituição
Destaque

UNIFEBE empossa membros da Comissão de Direitos Humanos da instituição


24 de março de 2023
Skip to content