notícias colégio
Notícias
15 de setembro de 2014

AMA Brusque realiza I Jornada de Atualização sobre Autismo em parceria com a UNIFEBE

Em comemoração ao aniversário de um ano da entidade, a Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque (AMA Brusque) realiza em parceria com Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE a I Jornada para Atualização em Transtorno do Espectro do Autismo.

O evento será realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha. As inscrições são gratuitas pelo e-mail amabrusque@gmail.com com o título “Inscrição”. Os participantes da jornada receberão certificação da UNIFEBE.

A abertura acontece às 20 horas de quinta-feira (18), com a jornalista e presidente da AMA Brusque, Giselle Zambiazzi e a neuropediatra e vice-presidente da AMA Brusque, Cristina Pozzi. A programação continua na sexta-feira e no sábado com atividades no período da manhã e da tarde, das 8h às 16h.

Saúde, educação, inclusão, diagnóstico, terapia e tratamento serão alguns dos temas abordados em palestras, depoimentos e mesas redondas.

Mães, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos e professores de Brusque, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, São Paulo e Campinas também participarão do evento, que tem o objetivo de falar sobre autismo nos mais variados enfoques.

A Jornada contará com a participação do o psiquiatra infantil Francisco Baptista Assumpção Jr. e a psicóloga Ana Parreira.

Serviço

I Jornada de Atualização em Transtorno do Espectro do Autismo
Dias 18, 19 e 20 de setembro
Local: Auditório bloco C – UNIFEBE, campus Santa Terezinha
Inscrições gratuitas: amabrusque@gmail.com

Os palestrantes

Graduado em medicina em 1974, Assumpção Jr. é doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Com vasta experiência em psiquiatria, atua em temas como deficiência mental, sexualidade e psiquiatria infantil.
Atualmente é professor associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e é referência no Brasil quando o assunto é autismo.

Assumpção Jr. foi o orientador do doutorado da médica neuropediatra Cristina Maria Pozzi, que é a vice-presidente da AMA Brusque, e também será palestrante da jornada. O tema a ser abordado pelo psiquiatra paulista será “A Situação do Autismo no Brasil sob a Ótica da Saúde”. Sua palestra será na manhã de sexta-feira, dia 19.

A psicóloga Ana Parreira, de Campinas (SP), foi diagnosticada com uma forma branda de autismo que ficou conhecida como Síndrome de Asperger. Também graduada em publicidade, Ana é tradutora e escritora. Entre seus livros publicados estão “Tango Para os Lobos – Contos proibidos de uma Aspie” e “Assédio Moral – Um Manual de Sobrevivência”.

A descoberta do seu diagnóstico se deu somente na idade adulta e hoje Ana dá cursos, palestras e workshops sobre diversos temas relacionados ao autismo como bullying e a própria Síndrome de Asperger.

Palestrante convidada do TEDx Fortaleza 2013, sua abordagem durante a jornada da AMA Brusque será “A experiência de uma Asperger que vive e estuda o autismo” na manhã de sábado, dia 20.

 

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Unifebe promove Aula Inaugural dos Cursos Novos

Unifebe promove Aula Inaugural dos Cursos Novos


18 de abril de 2007
Últimas vagas para ingressar na UNIFEBE no segundo semestre

Últimas vagas para ingressar na UNIFEBE no segundo semestre


04 de julho de 2014
Equipe técnica da UNIFEBE e Comissão Técnica Municipal se reúnem para tratar da metodologia que será utilizada na revisão do Plano Diretor de Brusque
Universidade Comunitária

Equipe técnica da UNIFEBE e Comissão Técnica Municipal se reúnem para tratar da metodologia que será utilizada na revisão do Plano Diretor de Brusque


24 de janeiro de 2022
Skip to content