23 de abril de 2013

Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE ganha laboratório de maquetaria

Na noite de segunda-feira, 22, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE inaugurou o laboratório de Maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo. O evento foi prestigiado pelos acadêmicos do curso, funcionários e professores.

O novo espaço conta com uma área física interna de 75m2 e está equipado com lixadeira fixa, serra-fita, serra tico-tico de bancada, serra circular de bancada, quatro bancadas de apoio e uma de marceneiro, três mesas com tampos em vidro, prateleiras, sala de ferramentaria com bancada e quadro de ferramentas, ampla diversidade de ferramentas e depósito.

Esta estrutura atende especificamente à disciplina de Modelos e Maquetes ofertada na segunda fase do curso. Apoia as disciplinas de Projeto Arquitetônico I a VII, Planejamento Urbano I e II, Projeto Urbano, Planejamento Urbano Regional e o Trabalho de Conclusão de Curso.

Durante o evento, o acadêmico Dhyogo Vandresen representou os colegas, discursando sobre a importância da conquista do laboratório para o curso e sobre o trabalho de equipe, permitindo que o sonho se transformasse em realidade.

O coordenador do curso, Guido Paulo Kaestner Neto, o laboratório materializa as diretrizes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação sobre a interdisciplinaridade da matriz curricular do curso. “O laboratório serve como ponte de objetos de estudos para análise e desenvolvimento do pluralismo de ideias e de concepções”, afirma.

Guido ainda enfatizou a conquista da construção do laboratório como mérito de todos os acadêmicos, pró-reitores, coordenação e todos os envolvidos. Também salientou que é fundamental que todos que o utilizarem tenham cuidado no manuseio dos equipamentos.

Com a estrutura disponível no laboratório podem ser executados equipamentos de apoio para outros laboratórios como no caso do desenvolvimento do Solarscópio – simulador do movimento aparente do Sol, na disciplina de Conforto Ambiental.

“Damos um grande passo com esse laboratório seja nas atividades de Arquitetura e Urbanismo como ações multidisciplinares onde será possível receber projetos de outros cursos naquilo que se entende pela formação plena do ser humano”, finaliza Guido.

O reitor Günther Lother Pertschy falou da importância do laboratório para o curso e também sobre os projetos futuros. “Estamos felizes com essa conquista e novos laboratórios estão previstos para atender às necessidades do curso. Quando projetamos esse laboratório, a equipe da Assessoria de Desenvolvimento se empenhou em equiparar o curso aos melhores do Brasil”, afirmou.

Confira as fotos do evento aqui.

Texto: Elizandra Damasceno

Código de Ética no cooperativismo é tema de palestra