notícias colégio
Notícias
09 de maio de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Direito participam de Júri Simulado

Atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência semelhante a um júri real

Uma menina de 16 anos é vítima de estupro ao sair da aula á noite e ao chegar em casa conta ao pai o ocorrido, mas omite o nome do agressor. No dia seguinte, ela finalmente revela que o estuprador era um conhecido da família, e o pai, enfurecido, vai até o trabalho do suposto criminoso e o mata por asfixia.

Casos como esse ocorrem diariamente no Brasil, mas esse, que é fictício, foi o tema do júri simulado realizado na disciplina de Direito Processual Penal II, com a 7ª fase do curso de Direito da UNIFEBE, que teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência semelhante a um júri real, colocando em prática na atividade, artigos do código do processo penal. Também participaram do júri, que ocorreu no auditório do Bloco F, alunos da 1ª e da 5ª fase. A atividade fez parte da disciplina de Direito Processual Penal II, que contempla o tribunal do júri, constituído por sete cidadãos que não são leigos na área do Direito e que julgam pessoas que cometem crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados. Cada aluno desempenhou um papel correspondente a um júri real.

De acordo com o professor Juscelino Carlos Boos, os alunos aprendem em sala de aula informações sobre a composição do tribunal do júri, por exemplo, número de participantes, qual a formação do conselho de sentença, quem pode ou não ser jurado, quais os requisitos para ser jurado, o que o juiz presidente precisa fazer, quais as perguntas são feitas aos jurados para que decidam a sentença do réu. “Realizamos esse júri simulado para que os acadêmicos vivenciam de maneira prática essa teoria, isso contribui muito para a formação de nossos estudantes. Os casos que são apresentados podem ser casos reais e que já foram julgados por um júri oficial ou alguma situação que o professor desenvolve um crime fictício”, detalha o professor Juscelino.

O acadêmico Pedro Henrique Fortuna Ferreira Lemes afirma que encarou a atividade como um grande desafio, pois desempenhou o papel de juiz presidente da sessão. “Tive que coordenar todo o júri simulado, o que pôs à prova aquilo que aprendi nas aulas de Direito Penal e Direito Processual Penal. Isso me auxiliou muito na análise do caso discutido durante a sessão e foi importante também para a aplicação da pena a ser cumprida pelo réu. Esses momentos nos fazem adquirir experiência para saber lidar com esse tipo de situação e nos preparam para nossas vidas profissionais”, revela o estudante.

O professor conclui explicando que, o Júri Simulado foi realizado com os acadêmicos do período matutino e também será aplicado com os estudantes do período noturno. Apesar de serem todos da mesma fase, o julgamento e a sentença podem ser diferentes, já que a defesa influencia no resultado final da atividade.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Abertas inscrições para a 6ª edição dos Jogos Universitários de Brusque
UNIFEBE

Abertas inscrições para a 6ª edição dos Jogos Universitários de Brusque


26 de agosto de 2019
Gestão Empresarial realiza Seminário de Empreendedorismo

Gestão Empresarial realiza Seminário de Empreendedorismo


15 de julho de 2008
Prefeito de Brusque recebe reitor e pró-reitores da Unifebe

Prefeito de Brusque recebe reitor e pró-reitores da Unifebe


04 de maio de 2011
Skip to content