21 de agosto de 2012

Arte Contemporânea apropria-se da UNIFEBE

“A porta que se abre é como a vida da gente que se transforma”, assim disse a artista Paula Schlindwein, autora da obra “Garatuja” em parceria com Silvia Teske, ao falar da arte exposta na entrada da Biblioteca do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE que abriu suas portas para proporcionar aos acadêmicos, colaboradores e à comunidade a oportunidade de apreciar a arte contemporânea brusquense.

A exposição “Apropriação” foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 20, pelo grupo de artistas G13 – Arte Contemporânea, de Brusque. Segundo o artista Guilherme Müller, autor da instalação “Da matéria a obra”, apropriar-se é adaptar-se ao espaço. “A arte contemporânea se apropria do espaço, o preenche e proporciona uma leitura única para cada uma das pessoas que prestigiam a exposição. Minha obra é um reflexo das transformações pelas quais passei nos últimos tempos”, afirmou Müller.

O artista ainda salientou que, quando a arte é levada até as pessoas que não possuem entendimento sobre o tema, é uma forma de tirá-las da rotina e de provocar o questionamento sobre coisas que saem de sua função básica e são transformadas. Desta forma, a obra de arte contemporânea interfere em algum momento na vida das pessoas.

Alunos do curso de Design Gráfico acompanharam a exposição juntamente com a professora Arina Brum que afirmou que a iniciativa da UNIFEBE foi muito interessante. “Essa mostra nos proporcionou a oportunidade de contextualizarmos a teoria com a prática. Estamos trabalhando o tema Gestalt, que aborda justamente a percepção que as pessoas têm das formas. Para a turma de Design Gráfico, é uma oportunidade única, pois para o profissional que trabalhará com criação e arte essa experiência é fundamental”, afirmou a professora.

Participam da exposição os artistas: Rafael Zen (Artirinhas), Guilherme Müller (Da matéria a obra), Ederson Simas (Espaço morto com virgem), Douglas Leoni (Bóson de Higgs), Vania gevaerd (O saber não ocupa lugar), Murilo Maluche (Gênero Imposto e/ou o Sexo Genérico), Paula Schlindwein e Silvia Teske (Garatuja), Graci Gavioli (Olhar apropriativo), Solange Rodrigues (Encaixotados) e a artista convidada Sabrina Gevaerd (Ábaco).
A exposição fica até o dia 21 de setembro e a entrada é gratuita. Mais informações: (47) 3211-7241

Confira as fotos aqui.

Texto: Elizandra Damasceno

Acadêmicos de Letras – Inglês desenvolvem oficinas pedagógicas a professores de escola de Brusque