15 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Arte pintada em muro da UNIFEBE retrata os 50 anos de história da instituição

Inauguração do mural artístico integra a I BI-Semana de Arte e Cultura da UNIFEBE

A história expressada na arte do pintor Lucas Nouals Ordonez Hyarup retrata no campus Santa Terezinha os fragmentos da trajetória dos 50 anos da Fundação Educacional de Brusque – FEBE. O mural, idealizado pelo projeto Sem Muros, em parceria com a UNIFEBE, foi entregue oficialmente à comunidade acadêmica e escolar nesta sexta-feira (15).

Para transformar em arte a história da instituição pioneira no ensino superior de Brusque e região, o artista elaborou um layout, que retratasse de forma expressiva, alguns dos principais momentos descritos no livro do Jubileu de Ouro da instituição.

A arte inicia com a assinatura do fundador da FEBE, padre Orlando Maria Murphy, em 15 de janeiro de 1973, data que foi instituída oficialmente a instituição. A assinatura foi transformada em Wild Style, uma forma de retratar as escritas por meio do grafite.

No decorrer da linha do tempo, o sem muros elaborou três sessões representadas por três olhares de crianças. No primeiro, ao lado da assinatura, a criança está olhando para o passado e expressa o resgate histórico e a preservação das raízes. O segundo, no meio do muro, o olhar foca para o presente, valorizando o que vivencia diariamente, enquanto o terceiro olhar, no final do mural, mira o futuro, perspectiva central de uma instituição de ensino.

“Esse olhar de criança é uma marca do projeto Sem Muros. Ela representa a inocência, a esperança e a expectativa de um mundo melhor, uma essência que temos em comum com a UNIFEBE. Neste mural nosso intuito foi de deixar um legado, de valorizar a história, o presente e de deixar uma marca para as próximas gerações”, enfatiza o artista.

Entre as sessões, o mockup com a logo da UNIFEBE perpassa toda a linha do tempo. A trajetória é ilustrada por um quebra-cabeça, que em partes está preenchido pela logo e em partes com ilustrações disponíveis no livro do Jubileu de Ouro. As ilustrações foram recriadas e ampliadas pelos acadêmicos de Design Gráfico da instituição, no Componente Curricular de Design de Superfícies, e pelos alunos que integram o Circuito de Artes Urbanas Escolas Sem Muros, projeto desenvolvido pelo Coletivo nas escolas de Brusque, Guabiruba e Gaspar.

“A arte expressa o pensamento humano, registra fatos e atos de uma época, revela sentimentos e símbolos de um tempo. Para a educação, nada mais sensível do que entender o íntimo da mente humana e, nesse sentido, a arte pode ser um instrumento eficaz do ensinar e do aprender. Quando a arte é parte da vida, o sentir fica mais aflorado e a comunicação atinge diferentes níveis. Então, arte e educação combinam na essência. Um campus universitário com arte é um campus vivo e ativo. A UNIFEBE é viva e ativa. A arte faz parte de nós”, enfatizou a professora do componente curricular, Arina Blum.

A entrega do muro integrou a programação do Jubileu de Ouro e a I BI-Semana de Arte e Cultura da UNIFEBE. A obra iniciou em outubro, durante as ações da Bi-Semana e envolveu os alunos, por meio de oficinas preparatórias. “A arte, por meio da educação, permeia o nosso dia a dia e todos os nossos cursos, pois primamos por essa formação completa. Por entendermos que arte é expressão, é transformação, eles fizeram parte desse processo criativo e cada imagem reflete um pouco da essência do que somos”, salientou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.

A solenidade encerrou quando o pintor assinou sua arte no muro. Ao parabenizá-lo, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, lembrou que há arte por todos os ambientes do campus, desde esculturas, pinturas a exposições de trabalhos. “Nós, instituição de ensino, precisamos ser esse espaço que permite que a arte e a cultura se desenvolvam por meio da educação. O mural artístico celebra os 50 anos da FEBE, mas, sobretudo, cada um que por aqui deixou marcado a sua história”, concluiu a reitora.

Confira as fotos do evento:

Coordenadora do NPJ recebe defensores públicos de Brusque para reunião
UNIFEBE