A escolha pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, segundo Alessandra, permitiu ao grupo conhecer mais sobre a atuação, projetos, atendimentos e momento da ONG, incluindo as dificuldades enfrentadas para manter voluntários e angariar fundos. De acordo com a estudante, o contato foi gratificante e promoveu conhecimentos que vão se refletir na atuação da entidade e pessoalmente.
“A primeira certeza que tivemos é que há pouco conhecimento sobre o que, de fato, a Rede faz, realiza e é”, descreve. “Tudo isso, nós tentamos transformar em possibilidade de conteúdo criativo para que, de maneira clara e criativa, apresentasse a toda a comunidade para que se engajassem ainda mais a essa ONG, além de motivar as voluntárias”, afirma. Como forma de agradecimento pelo trabalho, o grupo também atuou na produção de um vídeo institucional para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.
Entre as entidades que receberam iniciativas semelhantes estiveram as ONGs Somos Todos Adotados: Gerar com Propósito, Mãos do Bem, Canil Aymoré, de Guabiruba, e a Associação de Pais e Professores da Escola de Ensino Fundamental Padre Gonzaga Steiner, do bairro Souza Cruz, em Brusque.
Estudantes do Curso de MBA em Coaching e Consultoria Executiva: ênfase em pessoas e negócios tiveram momentos para aplicar os conhecimentos desenvolvidos durante o curso. Em um deles, como parte de Didática e Metodologia do Ensino Superior, o grupo teve a oportunidade de ministrar uma aula para estudantes da Graduação da UNIFEBE. Já, em Marketing Digital, a atuação possibilitou que Organizações Não Governamentais (ONGs) e associações recebessem a proposta de um plano de marketing voltado para sua necessidade.
O planejamento elaborado pelo grupo de Alessandra Mafra, prevê um total de 52 conteúdos diferentes para um total de 90 dias de ações em redes sociais. A relação preparada pelo grupo, composto ainda por Francieli Barbosa, Jucileyne Furtado, Iliana Groh e Tânia Alves, inclui ainda a produção de conteúdo para dois eventos da entidade, que ocorrem em abril e maio.

O professor de Marketing Digital, Tiago dos Santos, reforça que o objetivo da disciplina é aproximar os estudantes de desafios reais, para poderem enriquecer sua formação teórica com a vivência prática. “Isso resulta em uma mudança significativa. Os alunos começam a ver a comunicação não somente como um recurso de mercado, mas também como um meio de promover mudanças sociais. Esse tipo de iniciativa fortifica as instituições beneficiadas, que frequentemente não dispõem de serviços de comunicação especializados, e estabelece uma ligação entre a esfera acadêmica e a sociedade civil”, descreve.
Desafios reais
A possibilidade de assumir o desafio de ministrar uma aula para os estudantes da Graduação é indicada como uma experiência única pelo estudante Allan Sanni Castilhos. De acordo com ele, a atividade foi uma experiência nova e que deve contribuir com os projetos que os participantes ainda devem desenvolver.
Exemplifica-se a pretensão de palestrar e o maior domínio da exposição de ideias proporcionado com a atividade. Ele salienta a possibilidade de experimentação durante a preparação da aula como parte enriquecedora do processo. “Usamos algumas técnicas específicas para a aula em si. Umas funcionaram, outras não funcionaram e isso foi bem rico”, descreve. Allan também reconhece a necessidade de avaliar cada ação, como forma de aperfeiçoamento. “Eu não tinha me dado conta sobre isso, de analisar para quem será a palestra, qual é o público, como ele se comporta, como ele pensa e se preparar nesse sentido, não só preparar a aula. Foi uma experiência incrível”, relata.
Professora de Didática e Metodologia do Ensino Superior, Giselly Mondardo Brandelise, reforça a importância de os pós-graduandos trabalharem em conjunto, assim como planejar e ministrar a aula, aproveitando os conhecimentos desenvolvidos ao longo da formação.
“Essa experiência exigiu não apenas o domínio de conhecimentos pedagógicos e específicos da área, mas também o uso de habilidades como a organização didática, a escolha intencional de estratégias de ensino e a condução da aula com clareza, além de atitudes como responsabilidade, escuta e disposição para analisar a própria prática. A combinação desses três elementos compõe as competências fundamentais para o exercício da docência no ensino superior, e foram abordadas no decorrer da disciplina”, descreve.