notícias colégio
Notícias
06 de novembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Atuação como headhunter é tema de palestra com acadêmicos de Psicologia

Recrutamento e seleção é indicada como potencial para o início da atuação profissional no mundo coorporativo

A headhunter e sócia da Adere Consultoria, Eliane Rodrigues Espinha, foi a convidada para palestrar para acadêmicos da 6.ª fase do curso de Psicologia da UNIFEBE. A programação, desenvolvida no componente curricular de Psicologia e Processos de Gestão I, teve como foco a descrição de cargo, recrutamento e seleção e a integração.
Eliane também detalhou sobre a atuação como headhunter. e abordou temas como o alinhamento do perfil de vaga, recrutamento, seleção e boas práticas do processo de integração, além de ter detalhado sobre os desafios do setor e as expectativas quanto à atuação de um psicólogo.
“Profissionais da área de psicologia desempenham um papel fundamental em ambientes corporativos, principalmente em processos de seleção e avaliação de potencial dos candidatos. Os psicólogos, com a utilização de técnicas e ferramentas, ajudam a identificar as principais competências e traços comportamentais dos profissionais, possibilitando, assim, maior assertividade nos processos de entrevista e seleção. Uma área de atuação cada vez mais estratégica e importante nas organizações”, descreve.
Para a professora Suelen Frainer a possibilidade de contato dos acadêmicos com parte da experiência profissional da especialista foi importante. A expectativa da professora é que outros momentos semelhantes colaborem com o preparo dos acadêmicos. “Falar sobre recrutamento e seleção é fundamental, especialmente porque é a porta de entrada para psicólogos nas organizações”, afirma.

Processo importante
Segundo a acadêmica Joice Mara Becker, o momento foi especial em por poder conhecer sobre a trajetória profissional da palestrante, além de conhecer acerca das principais mudanças do mundo do recrutamento e seleção e possíveis contribuições dos profissionais da psicologia para o setor. “Momentos como esses são promissores para a nossa jornada como acadêmicos. É possível aumentar nosso repertório de conhecimento a partir de profissionais que possuem uma vasta experiência no mercado de trabalho”, indica.
A coordenadora do curso de Psicologia da UNIFEBE, professora Andreia Martins, reforça a importância da atuação do profissional da psicologia no processo de seleção, considerado crucial nas empresas. “Uma política de recrutamento e seleção que venha ao encontro das necessidades da organização, que trate os candidatos e as candidatas com respeito, é de fundamental importância. Quanto mais nós tivermos as práticas da psicologia nesse processo, mais nós conseguimos efetivar e, principalmente, otimizar o processo de seleção”, descreve.
Segundo ela, com a atuação dos profissionais para uma avaliação psicológica é possível ter um parecer mais assertivo com relação ao perfil demandado para cada vaga. Outro benefício destacado por ela é com relação aos custos, envolvendo o processo de contratação e treinamento de profissionais com uma aderência maior com as atividades demandadas. “Ficamos muito felizes que, hoje, as organizações acabam tendo e percebendo a importância que tem esse processo e, especialmente, viabilizando mais a entrada do profissional de psicologia nessa esfera”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Reunião no Hospital Azambuja marca o primeiro dia de internato médico do curso de Medicina
Medicina

Reunião no Hospital Azambuja marca o primeiro dia de internato médico do curso de Medicina


26 de janeiro de 2023
Matrícula da 2ª Seleção pelo Histórico Escolar acontece dias 31 e 1º

Matrícula da 2ª Seleção pelo Histórico Escolar acontece dias 31 e 1º


28 de janeiro de 2011
Acadêmicas de Pedagogia desenvolvem projeto sobre Patrimônio Histórico de Brusque
Cultura

Acadêmicas de Pedagogia desenvolvem projeto sobre Patrimônio Histórico de Brusque


12 de março de 2018
Skip to content