04 de março de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Aula Magna de Design de Moda aborda Direito da Moda e Aplicação da propriedade intelectual na indústria

Tema foi debatido com estudantes de todas as fases do curso

O Direito da Moda e a Aplicação da Propriedade Intelectual na Indústria foi o tema apresentado pela professora Frederica Richter, aos acadêmicos de todas as fases do curso de Design de Moda da UNIFEBE. A palestra, com a advogada de renome, reconhecida nacional e internacionalmente na área, abriu oficialmente o ano letivo.

“A base do designer de moda é a criação, o desenvolvimento. Nesse sentido que, o tema é essencial para que os nossos estudantes de todas as fases conheçam o Direito da Moda e de que forma ele serve para proteger a criatividade, a inovação e, sobretudo, o autor”, esclarece a coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa.

Durante a palestra, a professora e coordenadora da Pós em Direito e Negócios da Moda, mostrou aos estudantes, peças originais e cópias. No bate-papo com os futuros designers, Frederica falou sobre a proteção da marca, do design dos produtos, da concorrência desleal na indústria e como é a multiproteção jurídica na moda. Tudo isso, ilustrando com casos reais e práticos.

“O Direito da Moda e a Aplicação da Propriedade Intelectual na Indústria é um conhecimento necessário para esses futuros profissionais. Gostaria de parabenizar a coordenação do curso por esse olhar para a interdisciplinaridade, por primar que eles aprendam mais que a parte criativa, mas sim tudo o que está por trás da indústria da moda”, enfatizou a palestrante.

Maria Eduarda Melo é uma das acadêmicas que está na última fase do curso e, neste semestre, desenvolverá sua coleção autoral. Para ela, a palestra complementou os conhecimentos abordados no componente curricular Propriedade Intelectual, previsto na grade curricular da 6ª fase do curso. “Como profissionais da criação às vezes temos dúvidas sobre o que podemos fazer ou não, com relação a buscar inspirações ou ao próprio uso de imagens de terceiros, sem estar violando o direito de outra pessoa ou de outra marca/ empresa. Eu achei a palestra muito importante, pois apresentou essa área dentro do Direito, trazendo muitos exemplos reais do nosso dia a dia”, relata a estudante.

Integração

A Aula Magna do curso também foi o primeiro momento de integração entre os estudantes de todas as fases. Nela que os líderes de turma se apresentaram e se colocaram à disposição, e os professores do curso desejaram as boas-vindas a todos. “A moda é uma área bastante colaborativa e é por esse viés, de acolhimento e de apoio, que todos os semestres nós promovemos a Aula Magna do curso”, complementa a coordenadora.

Logo após a palestra, o curso realizou um sorteio de livros de autoria da professora Frederica Richter.

Direito e Negócios da Moda

O bate-papo com a autora foi um recorte da especialização ofertada pela UNIFEBE e coordenada pela palestrante em parceria com o professor Rafael Niebuhr Maia de Oliveira. A Pós-Graduação em Direito e Negócios da Moda está com inscrições abertas e é voltada aos profissionais do Direito, da Moda, do Design e de áreas afins.

Os interessados podem conferir o cronograma completo em unifebe.edu.br e garantir já sua vaga. As aulas estão previstas para iniciar em abril.

Basquete de Brusque retorna aos treinos na segunda

10 de maio de 2012
Acadêmicos de Educação Física realizam 3° Torneio de Futsal