O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) viveu na noite da última quarta-feira, 20 de fevereiro, um dia histórico. Prestigiado por pais, calouros e autoridades locais, deu-se início ao curso de Medicina da Instituição —fundamental para o desenvolvimento humano, social, cultural e econômico do município e da região.
O evento, realizado no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), teve a Cerimônia do Jaleco e aula magna com o neurocirurgião Marcelo Neves Linhares — presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina e André Luis Fernandes Palmini — médico neurocientista.
Linhares palestrou sobre a “Ética na Sociedade Moderna” e afirma que boa parte da moral vem de casa, e que é indispensável exercitá-la sempre.
— Temos a opção de fazer o certo, e assim que temos que agir em relação a nós mesmos, aos pacientes. É fundamental para quem deseja ter sucesso na profissão — enfatiza.
Já Palmini ressalta que a medicina é uma das carreiras que oferece mais oportunidades para que o profissional seja feliz, e que felicidade não é somente alegria, mas a sensação de fazer aquilo que encanta.
— O médico precisa se preocupar com o paciente, independentemente de estar curando ou não, investir no bem-estar deste ser humano que necessita de atenção. O trabalho do médico pode reverter em felicidade, não de algo material, mas do propósito de transformar para melhor a vida de outra pessoa — observa.
O curso
O curso de Medicina da UNIFEBE terá duração de seis anos e será realizado em período integral no campus Santa Terezinha. Preparado com uma metodologia ativa de aprendizagem, está em consonância com as diretrizes curriculares para que os acadêmicos tenham experiências práticas desde o primeiro semestre, e assim já comecem a se preparar para o mercado de trabalho.
Com infraestrutura de ponta e já equipada para desenvolver as atividades de ensino, os estudantes logo no início estarão inseridos nos serviços de saúde e poderão usufruir de laboratórios de Bioquímica, Morfofuncional, Anatomia e de Habilidades, além é claro, de terem à sua disposição um corpo docente qualificado e com experiência na área.
Osvaldo Quirino de Souza enfatiza a satisfação de estar à frente do curso de Medicina da UNIFEBE.
— É um dia histórico para o ensino e para a Medicina de Brusque, e do ponto de vista socioeconômico trará muitos dividendos a médio e longo prazo. Haverá um aporte em toda a rede pública de saúde e no Hospital Azambuja, que será o hospital-escola — ressalta.
O reitor, professor doutor Günther Lother Pertschy, destaca que haverá uma transformação da qualidade de vida das pessoas, que trará significativas melhorias para a saúde pública.
— Lembro de quando iniciamos o processo para a construção do curso, e nos sentimos felizes por deixar esse legado para Brusque. Que vocês, alunos, sejam felizes enquanto estiverem conosco nesta caminhada, se dediquem, sejam humildades e humanos para obterem sucesso nesta tão nobre profissão — salienta.
O prefeito de Brusque, Dr. Jonas Paegle e o diretor do Hospital Azambuja, padre Nélio Schwanke, prestigiaram a aula magna e enfatizaram a satisfação de fazer parte deste momento histórico para Brusque e região.
— É um curso que vem melhorar a qualidade de vida das pessoas, com inteligência e conhecimento técnico-científico. É um curso diferenciado, assim como a UNIFEBE também é uma instituição diferenciada. A medicina transformou a minha vida e pode transformar a dos alunos, o importante sempre, acima de tudo, é o ser humano — ressalta Paegle.
Para Schwanke, o início da primeira turma de Medicina em uma instituição de ensino que é de Brusque é histórico.
— Estamos felizes em fazer parte deste momento tão importante e nos colocamos à disposição da UNIFEBE no que precisar. Aqui, as portas estão sempre abertas — destaca.
Programação
A programação do início das atividades do curso de Medicina da UNIFEBE se estenderá durante a semana com outras atividades institucionais e visitas técnicas e turísticas pelo município, já que muitos calouros são oriundos de outras cidades e estados. Confira!
21 de fevereiro – Quinta-feira
18h30: Apresentação do Coro UNIFEBE
Palestra com Leopoldo Back, vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina
Palestra sobre a plataforma educacional para pais alunos e professores
Local: Auditório do Bloco C da UNIFEBE
22 de fevereiro – Sexta-feira
8h: Separação dos grupos juntamente com os tutores
Local: Auditório e salas 05, 06, 07 e 08 do Bloco C
14h: Visita ao Complexo Azambuja e ao Hospital Azambuja – Saída da UNIFEBE