26 de setembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE inaugura no Hospital Azambuja espaço de atividades didáticas e pedagógicas para estudantes da área da Saúde

Ambiente será utilizado por acadêmicos de Medicina

Na manhã desta terça-feira (26), o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) inaugurou no Hospital Azambuja, um espaço voltado às atividades didáticas e pedagógicas dos estudantes da área da Saúde. O ambiente com 276 metros quadrados possui sala de aula, sala de professores e estudos, além de banheiros, área de alimentação e recepção.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, o Espaço UNIFEBE, como foi nominado, foi projetado para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de Medicina que hoje atuam no internato do Hospital Azambuja. “Na UNIFEBE, a articulação entre teoria e prática é um dos pilares que norteiam o processo de ensino-aprendizagem e que impulsionam a qualidade do ensino. Este ano, nossos acadêmicos iniciaram o Internato Médico e passam grande parte dos seus dias no Hospital Azambuja. Foi pensando em tornar o Hospital uma verdadeira escola para esses estudantes, que o Espaço UNIFEBE foi projetado”, elucida o professor Gripa.

O local para a construção das salas foi cedido pelo próprio Hospital. Por meio do convênio firmado entre a universidade e o Azambuja, os estudantes vivenciam nos últimos dois anos da Graduação a realidade da profissão, visitando pacientes internados, discutindo casos, diagnósticos e tratamentos, em especialidades como Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, tudo acompanhados diretamente por docentes supervisores e médicos preceptores.

“Para o futuro médico é essencial esse elo entre a academia e o mercado de trabalho. Ter esse espaço de acolhida e estudo, dentro do próprio hospital, tornará o Internato Médico uma fase ainda mais rica de aprendizado”, enalteceu o coordenador de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza.

O Espaço UNIFEBE

O ambiente projetado e executado pela equipe de engenharia e arquitetura da UNIFEBE levou em consideração uma área já existente no hospital. Um dos diferenciais da obra foi o padrão construtivo em estilo steel frame com fechamento em painéis de drywall. Além de rápido para execução, considerando os convencionais, o padrão utilizou materiais menos agressivos ao meio ambiente e reduziu em 90% o consumo de água durante a obra.

UNIFEBE e Hospital Azambuja

Antes do desenlace da fita de inauguração, o diretor geral do Hospital Azambuja, padre Nélio Roberto Schwanke, enfatizou a importância da parceria entre as duas instituições. “Como estudante da primeira turma da Fundação Educacional de Brusque (FEBE) e diretor do Hospital desde 1984, vejo o quanto a população tem sido beneficiada com o convênio firmado entre o Hospital e a UNIFEBE. Que essa parceria seja cada vez mais forte e contribua para a formação desses futuros médicos e para melhoria ao atendimento da nossa comunidade”, afirmou padre Nélio.

Ao encerrar a solenidade, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, salientou o compromisso da instituição com educação de qualidade e com o desenvolvimento social e regional. “Nosso intuito é que essa parceria se estenda futuramente para outros cursos da área da saúde, para que cada vez mais os estudantes pratiquem suas profissões e estejam perto da comunidade. É assim que vamos estreitando e fortalecendo laços importantes para construirmos uma sociedade melhor e mais desenvolvida”, complementou a reitora.

Também prestigiaram a entrega oficial do espaço, o vice-reitor da UNIFEBE, professor Sergio Rubens Fantini, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva, o gestor do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, o diretor técnico e médico do Hospital Azambuja, doutor Eugênio José Paiva Maciel, a Irmã Olinda Antônio Costa, o provedor do Hospital Azambuja, Ingo Fischer, o coordenador adjunto do curso de Medicina da UNIFEBE, professor Antônio de Pádua Santos Lanna, a assessora pedagógica do curso, professora Júlia Wakiuchi, a coordenadora do Internato Médico, professora Caroline Anne Lucas Leite Resner, os arquitetos responsáveis pelo projeto, Karol Diego Carminatti e Gabriela Ebele Schaefer, a engenheira projetista, Angélica Cristina de Souza, além dos engenheiros da Dimensional Engenharia, empresa responsável pela execução da obra, Emerson Azevedo, Gilmar Appel e Rafael Antunes Piva, a presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE UNIFEBE e acadêmica de Medicina, Camila de Almeida, e demais professores e estudantes da instituição.

Aplicativo “Alerta Brusque” é lançado na UNIFEBE e pode ser baixado gratuitamente

20 de novembro de 2015
Time de Brusque é bicampeão da Copa Santa Catarina