13 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Aula prática de Fisioterapia analisa reações do corpo humano durante exercício físico de alta intensidade

Atividade foi realizada com estudantes da 3ª fase

Em uma esteira, um acadêmico considerado sedentário. Em outra, um estudante com um condimento físico ativo. Ao redor dos dois, a turma da 3ª fase de Fisioterapia acompanhava atentamente cada mudança. Do repouso à exaustão de uma corrida em velocidade máxima, os estudantes foram desafiados a analisar as reações do corpo humano. Com o aumento gradativo da intensidade, os acadêmicos coletavam dados, como, frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial, temperatura superficial da pele, saturação de oxigênio e glicemia.

Segundo o professor do componente curricular Fisiologia do Exercício, Anderson Savaris Ribas, a proposta surgiu a partir da temática estudada ao longo do semestre, com foco em bioenergética e metabolismo. “Por ser um assunto bastante teórico, a atividade serviu para mostrar na prática como as demandas energéticas são acentuadas e o organismo utiliza diversas fontes de combustível. A partir dos dados coletados durante o exercício, os acadêmicos conseguiram verificar o comportamento dessas variáveis fisiológicas”, explica o professor.

Felipe Rodrigues Santos foi um dos estudantes desafiados na esteira. De acordo com o acadêmico, a aula oportunizou o desenvolvimento de diversas habilidades práticas. “Observando as reações do corpo podemos ter um maior entendimento dos processos metabólicos, cardiovasculares e respiratórios envolvidos no exercício físico. Ao participar dessa aula prática aprendemos a utilizar equipamentos e técnicas de monitoramento fisiológico, habilidades valiosas para nossa formação como profissional na área”, destaca Felipe.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos, enfatiza que a técnica de avaliação é comumente utilizada durante o processo de fisiologia do exercício. “Ao longo da graduação é essencial que os futuros profissionais estejam em contato com atividades práticas que realmente os coloquem no centro do aprendizado e evidenciem sua aplicabilidade no mercado de trabalho”, conclui Leilane.

Além do aprendizado teórico, a aula prática envolveu todos os estudantes de uma forma divertida e descontraída, tornando os acadêmicos protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem.

Confira as fotos da atividade:

Estágio de acadêmico de Psicologia vira projeto pedagógico em Canelinha

Estágio de acadêmico de Psicologia vira projeto pedagógico em Canelinha