A 6.ª fase do curso de Pedagogia – Anos Iniciais recebeu uma palestra com as autoras da premiada obra “Marvin, o Amigo do Oceano”, Vanessa Lima Bertolazi Simon e Juliana Bertolazi Simon. A atividade foi parte do componente curricular de Ciências: Saberes e Práticas II e buscou estimular ações que sirvam para conscientizar acerca da preservação do ambiente marinho.
Para a programação, as autoras da obra infantil apresentaram a palestra “A Cultura Oceânica na formação do sujeito ecológico”. Conforme a professora Tamily Roedel, o livro aborda temas como a poluição marinha, a pesca excessiva, a importância da biodiversidade marinha e as ações de proteção ao oceano. Na publicação, são abordadas atividades voltadas à Cultura Oceânica e ao Pensamento Computacional.
Segundo a professora, a programação foi uma oportunidade de promover práticas sustentáveis, a compreensão da influência do oceano nas vidas das pessoas e o impacto gerado nos oceanos. Ela salienta a importância da conscientização voltada ao tema para a sociedade.
“A cultura oceânica é um conceito fundamental para a formação do sujeito ecológico, ou seja, do indivíduo que se reconhece como parte integrante do meio ambiente e que atua de forma consciente e responsável na sua preservação. O oceano, por sua vez, é um elemento essencial para a vida na Terra, regulando o clima, produzindo alimentos e abrigando uma imensa diversidade de seres vivos”, descreve.
Cidadãos conscientes
A possibilidade de contato com as autoras é descrita como uma experiência enriquecedora pela acadêmica Marcela Daiane de Avila Portela. Ela acompanhou a atividade e foi uma das ganhadoras de um dos exemplares sorteados entre os acadêmicos.
De acordo com ela, além de poder conhecer mais sobre o tema, a palestra reforçou a importância que o oceano possui, principalmente em meio à Década da Ciência Oceânica, estabelecida pela União das Nações Unidas (ONU).
Na avaliação da acadêmica, a programação e projetos que incentivem a abordar a preservação do oceano auxiliam no desafio de engajar a comunidade pela causa. Segundo ela, a preservação ambiental ganha com a ampliação de abordagens que estimulem o pensamento crítico e o uso de novas tecnologias na preservação ambiental.
“No livro, as autoras explicam o que é pensamento computacional, com o intuito de promover uma formação tecnológica que complete as necessidades e potencialidades no desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos”, descreve. “Além disso, despertaram-nos o interesse de integrar a educação oceânica aos nossos currículos escolares, para formar mais cidadãos conscientes sobre a importância dos ecossistemas marinhos”, afirma.
A coordenadora dos cursos de Pedagogia Anos Iniciais e Pedagogia, professora Eliane Kormann, classifica a palestra como inspiradora e destaca o papel da atividade na ampliação do debate voltado à preservação ambiental e à literatura. Para ela, o tema abordado e a estratégia didática são imprescindíveis para a prática da docência de professores nos Anos Iniciais e na Educação Infantil.
“Abordar esse tema na educação é essencial para formar cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a proteção dos recursos naturais, incentivando novas iniciativas educativas”, salienta. De acordo com a professora, com a cultura oceânica abordada na obra promovem-se a conscientização sobre a preservação do ambiente marinho, além de incentivar práticas sustentáveis e o debate sobre a saúde dos oceanos para as futuras gerações.